Com a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos comer bem. Por isso em muitas oportunidades recorremos aos lanches rápidos, uma prática que não garante uma alimentação balanceada. Dito isso, chamamos de fome oculta a carência de um ou mais micronutrientes, como vitaminas, ou minerais importantes para o funcionamento apropriado do organismo.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 25% da população mundial sofre com o problema. Além disso, é uma doença que atinge pessoas de todas as classes, até quem consome calorias em quantidades suficientes e pessoas com sobrepeso. Já que depende da ingestão apropriada de alimentos.
Causa
Entre as causas temos dieta inadequada, ou problemas intestinais que prejudicam a absorção dos nutrientes.
Gravidez e lactação também podem provocar o problema, já que é um período da vida que a necessidade de determinados nutrientes, como o ferro, aumenta.
<<Leia também: Os benefícios de uma alimentação balanceada à saúde>>
Obesidade e disfunções hormonais, pois, causam desequilíbrios metabólicos.
Falta de atividade física, sono insuficiente, estresse e baixa exposição ao sol (que afeta a produção de vitamina D).
Sintomas da fome oculta
A fome oculta é uma doença assintomática, uma vez que, causa poucas mudanças fisiológicas. Além do mais, quando ocorre uma carência não perceptível de um ou mais micronutrientes, por exemplo, um exame clínico de rotina pode não identificar.
Portanto, a pessoa não percebe o problema até que vire uma doença, momento em que, geralmente, é diagnosticada.
Como os sinais de fome oculta só surgem quando a quantidade de nutrientes está muito baixa, é preciso ficar atento em casos de fadiga, dificuldades de concentração e câimbras. Outros sintomas para ficar em alerta são: variação de humor, irritabilidade e queda da imunidade.
As consequências mais comuns da ausência de micronutrientes causados pela fome oculta são: anemia (causada pela ausência de ferro), cegueira noturna, ou problemas de visão e imunidade baixa.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre as consequências da fome oculta à saúde em: https://bit.ly/3MFVvaZ
Deixe um comentário