A ansiedade e nervosismo em excesso mostram que algo está fora de controle e é preciso estar atento, tanto às causas quanto às consequências, uma vez que esses sintomas podem preceder um colapso nervoso.
A pressão excessiva no trabalho, dívidas, problemas de relacionamento, situações de violência, traumas e perdas… enfim, há uma série de situações que podem ocasionar esse desequilíbrio e provocar um nervosismo exacerbado.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 18,6 milhões de brasileiros, quase 10% da população, conviviam com o transtorno de ansiedade, o maior número de pessoas com a doença em um país no mundo.
A ansiedade, incluindo o transtorno de pânico e estresse pós-traumático, já eram a classe mais comum dentre as doenças mentais na população em geral e após a pandemia esses dados só se agravaram.
Estima-se que no primeiro ano da pandemia, segundo dados da própria OMS, houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão.
Confira essa texto do Dr. Rafael para mais informações: https://www.homeomed.com.br/pandemia-aumenta-os-casos-de-ansiedade-depressao-e-insonia/
Os medicamentos geralmente prescritos para estes casos na medicina convencional os ISRS (ex: Paroxetina e Sertralina), estão no top 10 dos mais prescritos atualmente. Porém, essas drogas podem causar efeitos colaterais diversos, podendo aumentar inclusive a incidência de suicídio.
Homeopatia
Diante desse quadro, a homeopatia para ansiedade é uma importante opção de tratamento, uma vez que é capaz de agir de forma efetiva sem causar efeitos colaterais, mantendo a eficácia no tratamento com bons resultados, além de ser mais acessível pelo seu custo mais baixo e não causar dependência.
Um estudo de 2012, foi avaliada a atividade ansiolítica do medicamento homeopático Pulsatilla nigricans. Nele foi comparado sua atividade com o fármaco padrão (Diazepam). O resultado do estudo foi o medicamento homeopático teve o mesmo efeito na redução da ansiedade quanto o alopático.
Portanto, o medicamento homeopático é uma opção importante para tratar esse tipo de situação uma vez que seu princípio fundamental é, justamente, restabelecer o equilíbrio do organismo, da energia vital do paciente.
Uma crise nervosa em si não é uma doença, mas é a resposta do corpo a uma situação de grande estresse. É um alerta para que a pessoa busque ajuda e investigue a verdadeira causa desse sintoma, pois o tratamento homeopático dependerá muito de qual é a fonte dessa ansiedade e nervosismo.
Deixe um comentário