Manter a casa arejada, mãos sempre limpas, não compartilhar objetos de uso pessoal são atitudes que ajudam a driblar as chamadas doenças do frio.
É desse período de dias mais frios e secos que as doenças respiratórias mais gostam. Por isso, é fundamental redobrar o cuidado para evitar resfriados, gripes e outros problemas que atacam as vias aéreas – além do cuidado constante na proteção contra a Covid-19.
Se você não quer aquela sensação incômoda de coriza constante, tosse seca, dor de garganta, cansaço e dores pelo corpo, confira 6 dicas, uma para cada dia da semana, que vão te ajudar a fugir do incômodo das doenças respiratórias.
Mãos sempre limpas
A recomendação de manter as mãos sempre bem higienizadas com água e sabão – ou álcool gel caso não haja sabão ou detergente por perto – para evitar contaminação pelo novo coronavírus serve também para a proteção contra gripes e resfriados. Levar a mão à boca, aos olhos ou ao nariz depois de tocar um objeto contaminado é suficiente para a entrada de vírus. Fique atento, mantenha as mãos sempre bem lavadas e higienize objetos que trouxer de fora para dentro de casa.
Não compartilhe itens pessoais
Evite compartilhar objetos pessoais. Já existem estudos que mostram que celulares, por exemplo, carregam tanto ou mais micro-organismos que o vaso sanitário. Assim, o ideal é não oferecer nem aceitar itens que sejam manipulados por outras pessoas, sobretudo em um momento pandêmico como o atual. E sempre que precisar usar o seu celular fora de casa, use álcool gel para limpá-lo depois.
Boca e nariz protegidos
Proteja sempre boca e nariz ao tossir ou espirrar. Assim, você evita lançar gotículas no ar que podem transmitir o vírus caso já esteja gripado ou resfriado. Isso pode evitar que outros se contaminem. E dê preferência a lenços descartáveis sempre.
Deixa o sol entrar
Mantenha o ambiente doméstico arejado, permitindo a entrada da luz do sol. Isso ajuda a eliminar agentes responsáveis por infecções respiratórias ao mesmo tempo que torna o local mais aquecido, melhor iluminado e mais alegre.
Roupas de cama sempre limpas
As roupas de cama – cobertores, edredons, fronhas e lençóis – precisam estar sempre limpas. O ideal é lavar pelo menos uma vez por semana. Por estarem em contato direto e diário com o corpo, lavá-los semanalmente pode evitar o acúmulo de microrganismos devido ao acúmulo de suor e oleosidade do corpo e cabelos. O ferro de passar é uma boa ferramenta para eliminar bactérias e vírus – incluindo o da Covid 19 – já que a temperatura do eletrodoméstico pode chegar a até 100º e eliminar impurezas e demais elementos contaminantes.
Hidratação e alimentação saudável
Essas duas dicas são pra sempre, seja em qualquer estação do ano. Mas manter o organismo sempre bem hidratado pode reduzir em até 80% as chances de contágio e complicações causadas pela gripe. Use também, se possível, umidificadores de ambiente – ou então aquele velho truque do balde com água no quarto ou toalha molhada pendurada, já que os dias mais frios são também mais secos. E siga cuidando da alimentação. Vitamina C contida nas frutas cítricas – limão, laranja, morango, abacaxi, acerola – precisa fazer parte do seu cardápio diário. O Ômega 3, presente na sardinha, no atum, na truta e na semente de linhaça atua como anti-inflamatório e reforça o sistema imune. Já o zinco, presente na carne bovina e no frango, tem ação antioxidante e combate as ações nocivas dos radicais livres.
Deixe um comentário