A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher.
A menopausa ocorre dentro do climatério, que é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase pós-menopausa, quando ocorrem várias transformações físicas e emocionais e nas quais a homeopatia para menopausa tem ação bastante efetiva.
As principais características são, justamente, essas transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários.
A homeopatia para a menopausa ajuda a amenizar os sintomas nesse período e cada medicamento deve ser indicado por profissionais especializados, de forma que seus efeitos ajudem a mulher a se sentir melhor.
Os sintomas que marcam a entrada no climatério são semelhantes aos de uma TPM, só que acentuados e prolongados.
A homeopatia para a menopausa ajuda a reduzir a sensação de inchaço no corpo e mamas, as dores fortes de cabeça ou enxaquecas, as alterações de humor (nervosismo, irritação, tristeza profunda e mesmo depressão).
O climatério também pode ocasionar ondas de calor e transpiração, tonturas, palpitações e suores noturnos.
Estudos
Evidências observacionais no uso da homeopatia para a menopausa demonstraram uma associação entre o tratamento homeopático e a melhora dos fogachos, fadiga, ansiedade, depressão, qualidade de vida para as mulheres na menopausa e as sobreviventes do câncer de mama.
Também pode ser aliada à Terapia de Reposição Hormonal (THM). A reposição hormonal só é necessária quando a queda na produção de estrogênio possa causar alguma doença mais grave. Esta avaliação deve ser feita por profissional de saúde, e não é indicada a auto medicação.
Em qualquer situação, o uso precoce de remédios da homeopatia para menopausa para amenizar os sintomas, funciona como alternativa menos agressiva.
Para esclarecer algumas alternativas que amenizem os sintomas dessa última fase, o blog Dr. Saúde, por meio do Dr. Rafael E. G. Karelisky, da Clínica Homeomed, trouxe informações importantes sobre tratamentos, em especial envolvendo a homeopatia.
Nunca utilizei homeopatia, e agora?
As interessadas em começarem um tratamento com a homeopatia e nunca recorreram a essa alternativa podem se beneficiar das melhorias oferecidas sem preocupação.
“Sempre é tempo de se iniciar um tratamento homeopático, não havendo nenhum tipo de prejuízo para a paciente. Sintomas como calores, depressão, sudorese, secura da vagina, pele e cabelos, diminuição da libido, entre outros, podem ser evitados ou contornados através da homeopatia”, ressalta o Dr. Rafael E. G. Karelisky da clínica Homeomed.
Cada paciente manifesta um sintoma próprio, por isso o cuidado na hora de investigar o caso e definir qual o remédio deve ser usado. Por meio da homeopatia é possível oferecer às mulheres, através da substituição por medicamentos naturais, os hormônios que o organismo não produz mais.
Livre dos sintomas da menopausa, a saúde e disposição de toda mulher aumentam e só resta então curtir o que a vida proporciona de bom em cada fase.
Deixe um comentário