Sabia que antigamente os cientistas consideravam o sono um evento passivo como morrer ou entrar em coma? Pode acreditar! Felizmente, hoje a ciência já sabe que o sono é, na verdade, um processo fisiológico composto de várias fases, tão ativo que até gera sonhos!
O Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, vai te contar tintim por tintim como funciona o sono – e porque vale a pena saber disso! Confira nosso artigo!
Dormir também é atividade
E com muitos estudos mapeando atividade neuronal, ativação de áreas cerebrais, pulsação e frequência cardíaca, finalmente aprendemos que, sim!, o sono é um processo ativo. Inclusive, são vários processos ativos. Isso mesmo, seu sono é composto de fases ativas diferentes. Falaremos disso mais adianta.
E isso não é só entre humanos, mas também com animais. Já viu seu cachorrinho parecer que está “correndo” enquanto dorme? Ou choramingar e até dar uns rosnados? Ele pode estar sonhando em uma das fases mais profundas do sono.
Enquanto dormimos, nosso organismo trabalha. Descansa, recupera as energias e até queima algumas gordurinhas. Nas crianças, por exemplo, é durante o sono que o hormônio do crescimento age, daí você provavelmente já ter ouvido falar que criança cresce dormindo.
Numa noite bem dormida, uma pessoa tem cerca de 4 a 6 ciclos de sonos de aproximadamente 80 minutos cada. São esses ciclos as diferentes etapas de atividade do sono. Veja melhor abaixo.
Quais são os estágios do sono?
Vamos agora conhecer por quais fases o corpo passa quando está dormindo! Veja!
I – Vigília
É a fase mais leve e no qual é mais fácil voltar a acordar. Entre o abrir e fechar de olhos, o corpo e o movimento dos olhos vão desacelerando. Alguns músculos podem ter alguns espasmos – o que pode causar aquela horrível sensação de estar “caindo” que nos fazem acordar assustados!
II – Sonolência
Nessa fase, os olhos param e as ondas cerebrais diminuem. A temperatura corporal baixa ligeiramente e seus músculos começam a relaxar progressivamente.
III – Primeiro Estágio
Essa fase é o primeiro estágio do sono profundo e corresponde a quase metade do seu tempo dormindo. Aqui, é mais difícil ser acordado e, se acontecer, você voltará um pouco desorientado até conseguir recobrar a consciência do que se passa à sua volta.
IV – Segundo estágio
É nessa fase que acontece uma grande liberação do hormônio do crescimento, ela corresponde a aproximadamente 15% do seu sono total. É igualmente difícil ser acordado ou acordar alguém nessa fase do sono profundo. Aqui também começam os sonhos.
V – Terceiro Estágio (Sono R.E.M)
Esse é o “nirvana” do sono. A sigla REM é para a denominação, em Inglês, “Rapid Eye Moviment”, que em livre tradução significa “Movimento Rápido do Olho”. Isso porque, enquanto seus músculos ficam imóveis, seus olhos movimentam intensamente. É nessa fase que os sonhos acontecem de fato e ela corresponde a 20% do seu sono total.
Pessoas com insônia crônica e outros problemas para dormir tendem a não passar do primeiro e segundo estágio do sono profundo. Embora a falta do sono REM não signifique, necessariamente, um sono de má qualidade, é preciso estar atento! A ausência prolongada de sonhos pode indicar problemas de memória ou de sono. Fique alerta!
Tags: sono, insônia, Dr. Saúde
Deixe um comentário