Sabia que uma pessoa adulta ganha, em média, 10 pintas novas todo ano? Elas são inofensivas, na maioria, mas isso não dispensa o controle. Você pode fazer o autoexame em casa, para prevenir o desenvolvimento de problemas mais graves, como o melanoma.
Veja como identificar se suas pintas são “saudáveis” nesse artigo que o Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, escolheu para você!
O que é melanoma?
Popularmente conhecido como “câncer de pele”, a origem do melanoma é justamente as pintas da pele. Nem todas as zonas pigmentadas desenvolverão para câncer, mas as pintas modificadas podem alcançar partes mais profundas, aumentando o risco de metástase – quando o problema evolui e atinge outros órgãos.
Estar atento às pintas é a melhor maneira de prevenir. Veja como fazer isso em casa com o macete ABCD, indicado por especialistas!
A: Assimetria
Imagine a pinta como um círculo dividido em quatro quadrantes. Se alguma das partes está muito diferente das outras, procure um especialista.
B: Borda
A pinta saudável tem uma borda contínua, similar a um contorno.
C: Coloração
A cor deve ser apenas uma. Se detectar a presença de vários tons, como preto, marrom ou azul-marinho, procure ajuda médica.
D: Diâmetro
A regra é: pintas maiores que 6mm devem ser analisadas. Manchas que crescem muito rápido, especialmente se estiver no rosto, têm grandes chances de ser câncer de pele. O rosto é a região que mais apanha sol, que é o principal fator do melanoma.
Leia na íntegra: https://goo.gl/vNmYoS
Tags: pele, câncer de pele, Dr. Saúde
Deixe um comentário