Fibromialgia é uma dor generalizada, no corpo todo, sentida particularmente nos músculos. Muitos pacientes têm dificuldades para definir onde está a dor, se referindo a ela como sendo nas juntas, carnes ou ossos. O cansaço também está presente na vida de quem é acometido por ela.
Por se tratar de uma doença que não possui qualquer tipo de alteração externa, e não ser detectável por meio de exames laboratoriais, a Fibromialgia e comumente vista como um transtorno psicológico.
Como ocorre a outros pacientes com dor crônica, também são comuns as reclamações com relação à falta de memória e dificuldades de concentração. As mudanças de humor, dentre elas a ansiedade e a depressão fazem parte da rotina.
A prática dos exercícios físicos é um dos recursos mais importantes e efetivos existentes para o tratamento da Fibromialgia, já que o exercício físico diminui a dor, melhora a ansiedade, o sono, a depressão e a fadiga, sintomas que fazem parte do dia a dia de quem sofre dessa doença.
Uma boa estratégia de tratamento da dor crônica é uma abordagem multidisciplinar, combinando os modelos de tratamento farmacológico e não farmacológico. O tratamento deve ser elaborado, em discussão com o paciente, e segundo a intensidade da dor.
O blog Dr. Saúde contou um pouquinho o que são e as causas da Fibromialgia. Este espaço é vinculado à Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Aqui você sempre encontra conteúdo informativo.
Este artigo foi retirado do site, Blog da Saúde do Ministério da Saúde, ele pode ser lido na íntegra em: https://goo.gl/gi03mD
Deixe um comentário