Quando enfrentamos situações de medo, dúvida ou expectativas é normal sentirmos ansiedade, contudo se essa ansiedade durar mais tempo que o considerado saudável, por longos períodos, e começar a interferir na rotina, ela deixa de ser um natural e passa a ser um problema.
A ansiedade desempenha um papel importante em nossa vida, pois ela tem como função preparar a pessoa para determinado acontecimento, sem ela ficaríamos vulneráveis diante de situações de perigo e desconhecidas.
A ansiedade é uma espécie de palpite que surge como resposta a uma antecipação de eventos futuros, e geralmente acontece em datas importantes como: casamento, entrevista de emprego, encontros, dentre outras. Essa é uma maneira que o cérebro tem de se preparar para o futuro.
Entretanto, quando essa preocupação se torna exagerada, ou fora dos padrões, ela pode ser um dos sintomas de ansiedade generalizada (TAG), que é o tipo de transtorno de ansiedade mais conhecido.
Segundo o DSMV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), uma publicação da Associação Americana de Psiquiatria, o transtorno de ansiedade generalizada é um distúrbio no qual as pessoas sofrem por causa de sentimentos, excessivos, de ansiedade e medo.
É um problema tão impactante que faz com que a pessoa se preocupe, demasiadamente, com eventos corriqueiros do dia a dia, como as pequenas atividades relativas ao trabalho, finanças e atrasos.
Essa preocupação extrema provoca sintomas psíquicos e físicos, que são uma consequência do esforço ao qual o corpo é submetido, por causa do estado de alerta. Geralmente, os episódios têm 6 meses de duração, porém existem casos que duram anos, nos quais a pessoa sente enorme dificuldade em controlar a ansiedade.
A ansiedade pode ter causas genéticas, que pode ou não surgir durante a vida, quem sofre com esse problema enxerga o mundo de maneira diferente.
Grande parte dos eventos que levam as crises de ansiedade estão relacionados a perdas, como demissão, morte de ente querido, perda de referência, de liberdade, dentre outros. São eventos de origem consciente ou inconsciente, que provocam um processo de luto, favorável ao surgimento da ansiedade.
Vejamos os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada, vamos começar pelos psíquicos:
Aflição desmedida;
Medo constante;
Inquietação;
Nervosismo;
Problemas de concentração;
Sentir que algo ruim vai acontecer;
Descontrole com os próprios pensamentos;
Temor exagerado em relação à realidade;
Agora os sintomas físicos
Dor ou aperto no peito;
Cansaço;
Palpitação;
Vertigem;
Impressão que vai desmaiar;
Falta de ar;
Dor de barriga;
Diarreia;
Falar rapidamente;
Tensão muscular;
Dor nas costas;
Problemas para dormir.
Somente o psiquiatra é capaz de diagnosticar a ansiedade, através de análises clínicas e investigativas, não existem exames capazes de diagnosticar a ansiedade. Sendo que a ansiedade tem cura por meio de tratamento.
A ansiedade está relacionada com as nossas emoções, como medo, tristeza, alegria e raiva, qualquer uma dessas emoções podem desencadear episódios de ansiedade, principalmente quando a pessoa não sabe como lidar com elas. Entender e ter consciência de como essas emoções afetam o seu comportamento pode ajudar no controle e evitar possíveis crises de ansiedade.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe mais esta matéria informativa, para saber mais acesse: https://goo.gl/ahwjZs
TAGS: Ansiedade, tratamento, Prevenção, Sintomas, Emoções
Deixe um comentário