O dia 15 de julho foi escolhido para comemorar o Dia do Homem no Brasil, a data tem como inspiração o dia 19 de novembro que é o dia Internacional do Homem, seu propósito é conscientizar a população masculina da importância de cuidar da saúde.
No Brasil temos 95 milhões de homens, sendo que 35% desse percentual são de pessoas com mais de 40 anos. Com o aumento da expectativa de vida os homens estão se preocupando mais com a saúde e bem-estar, pois buscam por qualidade de vida.
Um estudo feito com 3500 homens, de sete cidades brasileiras, comprovou que eles até sabem da importância de manter a saúde em dia, entretanto não consultam o médico regularmente e também possuem pouca informação sobre saúde e bem-estar.
Essa mesma pesquisa revelou ainda que 51% dos homens não vão ao urologista e cardiologista com regularidade, enquanto o percentual de homens que desconhecem os sintomas da andropausa, que é a queda acentuada da testosterona, é de 83%.
As doenças que mais afetam a população masculina são diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer (como o de próstata, intestino e pulmão).
O câncer de próstata ainda é a doença que tem maior incidência entre os homens, bem como é a segunda maior causa de morte nessa fatia da população, por isso é tão importante o exame preventivo anual (dentre eles o exame de toque renal) a partir dos 40 anos de idade, para aqueles que têm casos da doença na família e 50 anos para os demais.
É preciso destacar que 50% dos homens no Brasil já tiveram algum tipo de disfunção erétil, sendo que a ansiedade e a depressão são alguns dos problemas que mais afetam o sistema nervoso, órgão responsável pela ereção. Assim como a obesidade, diabetes e problemas vasculares são outras doenças possíveis causas da impotência. Entretanto existem diversos tratamentos disponíveis para acabar com esse problema.
A calvície também é um problema que atinge a população masculina, contudo existe tratamento através de medicamentos ou transplante capilar, mas para que o tratamento seja mais eficaz é preciso procurar um médico assim que os primeiros indícios da calvície surgirem.
A principal causa de morte no Brasil são os problemas cardiovasculares, para evitar esse problema é preciso aderir aos hábitos de vida saudável, como a pratica de atividade física regular, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, abandonar o cigarro, manter o peso ideal e ter uma alimentação balanceada.
O consumo excessivo de álcool além de ser muito prejudicial à saúde ainda origina a famosa “barriga de chope”.
A hipertensão também é um problema de saúde que merece atenção, estimasse que no Brasil 30 milhões de pessoas sofrem com a doença, e outras 12 milhões nem sabem que sofrem por causa dela, a hipertensão possui tratamento e pode ser controlada por meio de uma alimentação balanceada, como por exemplo, diminuir o sal e temperos nos alimentos.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, considerando o quanto uma vida saudável é essencial para a saúde e bem-estar trouxe mais esse artigo sobre saúde para vocês.
Para mais informações acesse o link: https://goo.gl/HiEKq6
TAGS: Saúde, Homem, Hipertensão, Bem-estar, Alimentação, Próstata
Deixe um comentário