Segundo o Ministério Saúde a saúde do coração, ou a falta dela, ou seja, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no Brasil. Elas são responsáveis por 31,5% dos óbitos em nosso país, assim como mata todos os anos 7,6 milhões de pessoas no mundo todo, pois causam AVCs, infartos, dentre outros problemas de saúde.
Os maiores inimigos do coração são a hipertensão arterial e a obesidade. No Brasil 30 milhões de pessoas sofrem pó causa dela, enquanto estima-se que 12 milhões nem sabem que sofrem com a doença.
Para ajudar a saúde do coração é preciso manter uma rotina saudável, que inclui uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercícios físicos.
A seguir algumas atitudes que ajudam a melhorar a saúde de seu coração.
Dorma bem
Dormir é essencial para recarregar as baterias, o corpo precisa de uma boa noite de sono para manter-se saudável e aguentar todas as atividades do dia.
Muitas pessoas sofrem de apneia do sono e por isso não desfrutam de uma noite de sono tranquila. A apneia é aquele ronco alto e ritmado, que dura um período e depois para, nesses momentos de silêncio a pessoa fica sem respirar, depois o ronco volta.
A falta de sono provoca acidentes, que são, muitas vezes, motivados pela sonolência e aumento do estresse.
Diminua o estresse
O estresse é muito prejudicial a saúde física e mental. Estudo relaciona cortisol à mortes causadas por infarto, pressão alta e derrame. O cortisol é o hormônio produzido pelo organismo, como defesa para o estresse. Além disso, o estresse atua aumentando os batimentos cardíacos e a pressão arterial, o que pode culminar em um ataque cardíaco e até levar a morte.
Consuma óleos vegetais
A alimentação é uma das portas de entrada dos problemas cardíacos. Mas para ajudar a diminuir a taxa de colesterol no organismo incluir óleos vegetais na dieta pode ser benéfico para a sua saúde.
Prefira o óleo de canola ou o azeite de oliva para preparar as refeições do dia a dia.
Consuma carne com moderação
A carne vermelha pode aumentar os níveis de colesterol se consumida em excesso, mas isso não significa que devem ser cortadas do cardápio.
Evite açúcar
Um estudo comprovou que pessoas que têm uma dieta rica em açúcar são mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares.
Assim como no caso da carne o indicado e equilibrar a ingestão de açúcar com uma dieta mais balanceada.
Consuma mais vegetais
Cientistas comprovaram que a ingestão de proteínas de origem vegetal ajuda a reduzir a pressão arterial.
Vitamina D
É uma vitamina encontrada em alimentos como manteiga, fígado, gema de ovo, entre outros. A luz solar é a sua principal fonte de absorção da vitamina D, por isso expor-se ao sol durante 15 minutos diariamente ajuda a melhorar os níveis dessa vitamina no organismo.
Música
Segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan escutar sua música favorita dilata os vasos sanguíneos, essa atitude reduz os riscos de infartos e derrames.
Sal
Todos já ouvimos falar que é preciso diminuir a quantidade de sal dos alimentos, pois sua ingestão excessiva aumenta a pressão arterial.
Dieta do mediterrâneo
A dieta do mediterrâneo é muito conhecida por seus benefícios ao coração.
Essa dieta tem como características o baixo consumo de carnes vermelhas, a ingestão de frutas, nozes e cereais. O peixe é consumido em grandes quantidades nessa dieta por ser uma fonte de Ômega 3. O vinho e o azeite podem ser consumidos moderadamente, pois são fontes de gordura saudável.
Homeopatia
A homeopatia auxilia no tratamento alopata, mas nenhum tratamento será eficaz, sem mudanças de hábitos.
Lembre-se, na dúvida, consulte sempre um médico homeopata de sua confiança.
Esta é mais uma matéria do blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, e ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
TAGS: Doenças cardíacas, Saúde, Bem-estar, Coração, Hipertensão
Deixe um comentário