Quem nunca ficou parada na frente da geladeira tentando lembrar o que foi pegar lá dentro?
Essa é uma situação comum e todos nós já passamos por ela alguma vez na vida, ou vezes. Isso acontece porque a nossa memória falha vez ou outra.
Apesar de toda a tecnologia disponível como tablets, computadores, notebooks, smartphones, dentre outros aparelhos eletrônicos que facilitam a nossa vida, ainda não inventaram um equipamento capaz de substituir o cérebro humano, que é a mais impressionante e complexa máquina que conhecemos.
A rotina corrida da vida moderna está prejudicando a nossa memória, e para pessoas que precisam decorar conteúdos, como por exemplo, concurseiros esse problema é ainda mais prejudicial para a rotina.
Entretanto, a neurociência encontrou hábitos que podem melhorar o desempenho da sua memória. Estudos vêm monitorando o funcionamento do cérebro há anos. A seguir algumas técnicas de memorização descobertas pela ciência.
Se comporte como um professor
Explique o conteúdo estudado para outra pessoa. Como para transmitir o conteúdo para outra pessoa é preciso organizar, filtrar e reproduzir isso facilita a sua memorização.
Se não tiver um amigo disponível para ensinar o conteúdo faça esse mesmo processo para você mesmo. Fazer e responder perguntas em voz alta melhora o aprendizado do conteúdo.
Tome nota do que está estudando
Escrever o conteúdo é uma ótima técnica de memorização. Isso acontece porque quando desenhamos as palavras processamos melhor a informação que está sendo reproduzida.
Porém esse hábito está sendo deixado de lado por causa das facilidades do computador e smartphone.
Pense como um pintor surrealista
Visualizar uma informação num contexto engraçado, inusitado ou surreal facilita a retenção do conteúdo. Pois quando colocamos uma informação num contexto fantástico conseguimos nos lembrar mais facilmente dela.
Crie uma música com o conteúdo
Transforme a informação em música, o ritmo ajuda a memorizar o conteúdo. Pois a música estimula o nosso cérebro por causa da conexão emocional que criamos com ela.
Esta é mais uma matéria do blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, mais informações sobre o assunto no link: https://goo.gl/uMhyZ7
TAGS: Cérebro, Memória, Música, Saúde, Neurociência
Deixe um comentário