Ninguém gosta de ter espinhas seja no rosto ou em qualquer outra parte do corpo. Pois elas são dolorosas, embaraçosas e nada atraentes. A acne pode atingir pessoas de todas as idades, assim como surgir em qualquer parte do corpo em consequência de uma porção de motivos. No entanto é preciso lembrar que a espinha é tratável e, embora desconfortável as espinhas não representam um grande risco para a saúde.
Sua pele é como um outdoor que mostra o que está acontecendo dentro de seu corpo. Assim os sinais que surgem na face não aparecem por acaso, por isso uma espinha pode enviar uma mensagem bastante clara acerca de sua higiene e saúde.
As espinhas surgem quando o fólico capilar fica obstruído pela oleosidade e células mortas da pele. O acumulo da oleosidade e de células mortas bloqueia os poros da pele e por isso as bactérias começam a se acumular. As acnes brancas aparecem quando o folículo se expande e as espinhas pipocam assim que as bactérias dos poros entupidos se tornam expostas.
Segundo um estudo realizado com mais de 1000 gêmeos em pessoas com acne os telômeros dos glóbulos brancos são mais longos, o que protege esses indivíduos dos efeitos do envelhecimento.
Dermatologistas vêm observando que em pessoas com espinhas o envelhecimento da pele é mais lento se comparada com pessoas que não passaram por esse tipo de problema em qualquer fase da vida, durante muito tempo essa característica foi relacionada à oleosidade da cútis. Mas o estudo demonstrou que o verdadeiro responsável pelo retardo do processo de envelhecimento é o telômero.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, apesar de a pesquisa mostrar como as espinhas podem ter relação com o retardo do envelhecimento da pele, ela precisa ser tratada para evitar outras complicações.
Deixe um comentário