Alergia ou intolerância
Ter algum tipo de alergia ou intolerância alimentar está se tornando cada vez mais comum. Considerando essa afirmativa quem não conhece alguém que precisou adaptar o cardápio diário motivado pelas restrições alimentares? Talvez essa pessoa seja você mesmo.
Apesar de não existirem levantamos oficiais sobre o problema, especialistas apontam um aumento, considerável, no número de pessoas que têm problemas de alergia ou intolerância alimentar.
Como diferenciar alergia de intolerância alimentar
Intolerância Alimentar
Quem sofre de intolerância alimentar não consegue digerir determinada substância encontrada nos alimentos. Em virtude disso a substância se acumula no organismo e causa enjôos, diarreia, dor abdominal, enxaqueca e, em alguns casos, ganho de peso. Esses efeitos podem levar horas, dias e meses para aparecer, dependendo do nível da intolerância que pode ser baixa, média ou alta. Sendo que a intolerância alimentar é mais comum que a alergia. Já que 50% da população mundial podem desenvolver o problema ao longo da vida.
Os alimentos que mais causam intolerância alimentar são: castanhas, leites e derivados, frutas cítricas, produtos fermentados, glúten e produtos com corantes e conservantes.
Alergia alimentar
A alergia alimentar é um processo desencadeado por uma reação do organismo com relação à proteína de determinado alimento. Quando essa proteína é ingerida o sistema imunológico acredita que está sendo atacado e sinaliza o problema causando manchas na pele, inchaço na boca e olhos,vomito, diarreia falta de ar, tosse e coceira. Assim, em alguns casos essa reação é rápida e intensa. Além de ser considera grave quando afeta múltiplos órgãos.
Ao que 8% da população sofre por causa do problema. Geralmente, a alergia alimentar aparece na infância, quando isso acontece o problema pode desaparecer após a eliminação do alimento e com o desenvolvimento do organismo. Entretanto, quando o problema é verificado durante a fase adulta, tende a continuar a vida inteira.
Os alimentos que mais causam alergia alimentar são: ovo, amendoim, trigo, leite e derivados, peixes e frutos do mar, castanhas e soja.
O blog Dr. Saúde é um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Se gostou do assunto leia mais sobre em: https://goo.gl/jasEnB
Deixe um comentário