O estresse é um problema cotidiano que todos precisam lidar em algum momento da vida. Pressões externas, alimentação e funcionamento do sistema nervoso e imunológico estão entre as diversas causas do estresse. A boa notícia é que mudanças no estilo de vida podem ajudar a regular os níveis de estresse que somos submetidos.
Todas as condutas relacionadas à reação de “lutar e fugir” foram projetadas para auxiliar no enfrentamento dos desafios físicos que ameaçam nossa sobrevivência em situações de perigo eminente. Como, por exemplo, a resposta corporal ao ser perseguido por um leão. Ocorre que, com a cultura atual a quantidade de situações estressantes não permite que o corpo se recupere, fazendo com que o organismo preserve o estado de alerta.
Como o estresse afeta os hormônios
Os principais hormônios liberados durante situações estressantes adrenalina, noradrenalina e cortisol são produzidos pelas glândulas supra-renais instaladas na superfície superior interna de cada rim. Graças ao estresse recorrente com o tempo as glândulas supra-renais podem ficar sobrecarregadas e não conseguir produzir a quantidade adequada desses hormônios.
Como a alimentação pode ajudar
Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para ajudar o organismo a administrar as alterações fisiológicas provocadas pelo estresse. Já que, uma parte importante da reação provocada por ele é a identificação e redução das causas. Além disso, os níveis de açúcar no sangue exercem uma grande influência na função adrenal. Por isso, muitas recomendações de mudanças na dieta visam estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Logo, evite alimentos processados e consuma, no mínimo, 5 porções de vegetais diariamente.
Leia também: Estilo de vida saudável: livros para transformar sua rotina
Não pule refeições
Mantenha uma alimentação regular, comendo lanches saudáveis sempre que necessário. Refeições regulares e pequenas ajudam a preservar os níveis de energia e humor, além de reduzir o cansaço e a irritabilidade.
Evite comer quando estiver estressado, pois, pode se sentir inchado, provocar gases e deixar o organismo mais suscetível ao desconforto, uma vez que o estresse desvia o fluxo sanguíneo do sistema digestivo.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre como uma alimentação saudável pode auxiliar no controle do estresse em: https://bit.ly/3slBPxH
Deixe um comentário