O interesse por uma alimentação saudável e um estilo de vida mais sustentável vem aumentando. O que é importante, pois, fazemos parte do planeta e como sujeitos tudo o que acontece com a natureza interfere diretamente no nosso bem-estar. Além disso, todas as decisões que tomamos agora interferem no futuro das próximas gerações, bem como no nosso processo de envelhecimento. Por isso, mudanças de atitudes são bem-vindas para que todos possam desfrutar do melhor que a Terra tem a oferecer.
Para fazer escolhas alimentares melhores algumas coisas precisam ser consideradas:
Aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal
Segundo recomendação para manter uma alimentação saudável os vegetais precisam ocupar metade do prato. Também é necessário reduzir o consumo de carne vermelha e branca, isso é possível considerando a carne um acompanhamento.
Alimentação variada
A técnica do prato colorido é uma escolha inteligente para manter uma alimentação mais diversificada. Já que diferentes texturas, sabores e cores devem estar presentes nas refeições. Pois, além de bom para o planeta essa atitude proporciona maior ingestão de nutrientes e aprimoramento do paladar.
Escolha frutas e legumes da época
Para reduzir o custo das refeições prefira vegetais e frutas da época, que tem um valor mais acessível. Já que alimentos fora da estação, geralmente, são cultivados em locais distantes, diante disso atravessaram grandes distâncias para chegar até a mesa.
Evite o desperdício
Sabia que 30% dos alimentos produzidos vão para o lixo? Esse desperdício aumenta os custos com alimentação, portanto, precisamos mudar nossa relação com a comida. Existem, partes dos alimentos ricas em nutrientes que são dispensadas como talos e cascas.
Leia também: Homeopatia é aliada da Saúde da Mulher na Terceira Idade
A propósito comprar só o necessário é outra atitude que evita o desperdício. Para isso planeje o cardápio da semana para entender o que será preciso para preparar as refeições do período.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais dicas de como manter uma alimentação saudável e sustentável acesse: https://bit.ly/3xcXkm9
Deixe um comentário