A pandemia impactou a rotina das pessoas, seja positiva ou negativamente. Aliás, entre os efeitos positivos do isolamento social podemos destacar o aumento no consumo de comidas in natura. Uma vez que, com mais tempo disponível foi possível preparar as próprias refeições, o que permitiu a adoção de uma alimentação saudável nos primeiros meses de distanciamento social.
Com o início da quarentena para evitar a evolução do COVID-19 as pessoas tiveram mais tempo para realizar tarefas que não conseguiam por falta de tempo. Com isso muitos indivíduos começaram a cozinhar para ocupar o tempo ocioso. A propósito, a busca por vídeos de culinária aumentou consideravelmente no período. Logo, fizerem escolhas melhores na hora de decidir o cardápio da semana, o que proporcionou uma alimentação saudável.
Estudo pretende desvendar a relação entre alimentação e doenças crônicas
Sendo que esse padrão de mudança foi percebido pelo estudo Nutrinet Brasil, iniciativa do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisa Epidemiológica da Universidade de São Paulo). Pesquisa que começou em janeiro, e pretende monitorar durante 10 anos 200 mil brasileiros para entender a relação entre hábitos alimentares e riscos de desenvolver doenças crônicas. Pois, os participantes sinalizaram o aumento no consumo de frutas, hortaliças e feijão no decorrer da quarentena.
Leia também: Ansiedade pelo COVID19 atingi mais de metade dos paulistas, diz pesquisa
Apesar dos 80 mil participantes isso não representa nem metade da meta dos pesquisadores do projeto Nutrinet Brasil. No entanto, segundo levantamento realizado com os primeiros 10116 voluntários durante a pandemia o consumo de alimentos saudáveis passou de 40,2% para 44,6%.
Contudo, na região Nordeste foi verificado um aumento no consumo de alimentos industrializados, saltando de 8,8% em fevereiro, para 10,9% em maio. O mesmo padrão de crescimento foi observado na população de baixa renda. Uma das hipóteses dos pesquisadores é o fato da população de baixa renda não ter aderido ao isolamento social em função do trabalho, por isso precisaram comer fora de casa.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares durante a pandemia em: http://twixar.me/Hdwm
Deixe um comentário