Uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde e bem-estar. Por isso, os pais se preocupam com o que vai ao prato dos pequenos, buscando ajuda quando percebem que seus filhos não se alimentam tão bem quanto desejam. Ocorre que, crianças aprendem pelo exemplo, observando a relação dos pais com a comida. Logo, para que a criança tenha uma alimentação mais balanceada é preciso construir essa conexão com os alimentos nos primeiros anos.
Os bons hábitos são aprendidos da mesma forma que os maus, logo se a criança vê os pais comendo junk food regularmente, não vão querer comer legumes e verduras. Para incentivar a alimentação saudável dos pequenos toda a família precisa mudar seus hábitos alimentares.
Outra forma de incentivar hábitos alimentares melhores é fazer as refeições juntos. Existem famílias onde cada um come num lugar diferente, bem como em horários diversos. O momento das refeições precisa ser de união, assim é importante que todos comam juntos para criar conexão.
Autonomia e alimentação saudável
Dar autonomia às crianças na hora das refeições, permitindo que comam somente o que conseguem ingerir, sem serem pressionadas para comer mais pelos pais. Ajuda a desenvolver uma relação mais positiva com a comida.
Afinal bebês sabem o quanto são capazes de ingerir quando mamam, assim a mesma lógica deve ser mantida após a introdução dos alimentos sólidos.
<<Leia também: Como começar o dia com mais energia?>>
Outra forma de melhorar a relação das crianças coma comida é permitir que participem da preparação dos alimentos, que, além de estreitar o vínculo familiar, faz com que a criança conheça os alimentos que vão para o seu prato. Também é uma forma de proporcionar autonomia às crianças, pois elas vão participar da preparação das refeições em família.
Uma alimentação saudável precisa ser construída nos primeiros anos de vida, para se tornar parte da rotina da criança. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Entenda como a terapia nutricional pode melhorar a relação dos pequenos com os alimentos em: https://glo.bo/3qvuv3d
TAGS: Alimentação saudável, Crianças, Alimentação balanceada, Família
Deixe um comentário