Mulheres têm os hormônios em efervescência, o que influencia o comportamento, a balança, o sono, entre outras situações do cotidiano. O blog Dr. Saúde foi buscar mais informações sobre uma maneira de combater ou amenizar essas situações inoportunas no cotidiano de quem sofre com isso. Cuidar da saúde é imprescindível para que todo o organismo trabalhe corretamente, e focar em uma boa alimentação é a chave para se esquivar desses problemas.
Ligado à Clínica Homeomed, comandada pelo Dr. Rafael E. G. Karelisky, o blog Dr. Saúde se preocupa em abordar sempre temas de relevância para o bem-estar das pessoas. Por isso a abordagem: os níveis hormonais são os responsáveis por nosso corpo se manter em constante atividade, uma vez que influenciam desde o peso até o apetite sexual, por exemplo.
A situação mais comum em que relacionamos a nossa alimentação com influência hormonal é quando as mulheres estão em período menstrual, em que muitas relatam o aumento na vontade de comer doces. Com o descontrole hormonal surgem diversas circunstâncias como dor de cabeça, sonolência ou falta de sono e também aquela sensação de corpo cansado constantemente.
Alimentos
Existem alguns alimentos que influenciam na produção hormonal do nosso organismo, como vamos listar a seguir:
Carne vermelha e de frango: possuem grande quantidade de hormônios que interferem na atividade hormonal humana;
Soja: é bastante parecida com o hormônio estrogênio endógeno;
Chá verde: atrapalha o hormônio da tireoide;
Adoçante: influencia na atividade exercida pela serotonina, responsável pela regulação do sono, da alimentação e do humor;
Situações do dia a dia
Os hormônios cortisol e também de adrenalina são sintetizados pelas glândulas suprarrenais. Qual a função? Eles são ligados ao nosso sistema de alerta constante e também ao de metabolismo dos nutrientes que são absorvidos pelo organismo. Quando estamos constantemente expostos a uma situação estressante, essa função é alterada, gerando como consequência o aumento do apetite e da concentração de gordura da região abdominal. Ao consumir diariamente alimentos integrais e que tenham vitaminas do complexo B, é possível amenizar essa disfunção hormonal gerada por fatores externos.
Cuidados
Por isso o blog Dr. Saúde reforça: não há segredo além da regra básica de buscar uma alimentação mais saudável, orgânica, se alimentar a cada três horas, entre outras ações como reduzir consumo de farinha branca. Quando a alimentação está em descontrole e associada a uma dieta desregrada, isso por influir sobre a produção da insulina em excesso. A consequência é a aparição de um quadro de diabetes.
Deixe um comentário