O estilo de vida influencia na saúde e bem-estar mais do que você imagina. O estresse, a falta de sono, o sedentarismo e a má alimentação são responsáveis pelo surgimento de grande parte dos processos inflamatórios do organismo. Por isso, ingerir alimentos anti-inflamatórios pode favorecer a imunidade e a longevidade.
Na busca por um corpo perfeito as pessoas tendem a eliminar alimentos da dieta. Entretanto, existem alimentos que devem fazer parte da dieta por causa dos benefícios que adicionam à saúde, o que é o caso dos alimentos anti-inflamatórios.
A inflamação é uma resposta do organismo às lesões e ataques. Quando ficamos doentes ou sofremos um corte os glóbulos brancos e os macrófagos entram em ação para reduzir o inchaço e restaurar o corpo.
A alimentação é fundamental para a saúde do organismo. Uma vez que consumir alimentos anti-inflamatórios não é bom somente para o sistema imunológico e para evitar processos inflamatórios, mas para a saúde do corpo como um todo.
Além disso, outros nutrientes são encontrados nos alimentos, nutrientes que desempenham diversas funções na manutenção da saúde e bem-estar. Igualmente, os alimentos anti-inflamatórios possuem antioxidantes e polifenóis que são substâncias protetoras. A seguir uma lista de alimentos anti-inflamatórios que podem fazer parte do cardápio diário.
Frutas
Limão, abacate, caju, açaí, abacaxi, uva, coco, guaraná e manga.
Temperos
Alecrim, louro, orégano, sálvia, canela, cravo, gengibre, açafrão-da-terra, alho e pimenta vermelha.
Legumes e verduras
Espinafre, batata doce, rúcula, cebola, abóbora, brócolis, manjericão, pimentão vermelho, tomate e cebola.
Cereais
Aveia, amendoim, centeio, lentilha, arroz (nas variedades preto, vermelho e integral), feijão, cereais de milho, cevada e ervilha.
Reduzir a ingestão de alimentos processados, que contém uma quantidade considerável de substâncias químicas, ajuda a reduzir o risco de doenças, e ainda aumenta a expectativa de vida.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Entenda como os alimentos anti-inflamatórios podem ser benéficos para a saúde em: https://bit.ly/2NwruuT
Deixe um comentário