Desde o ano 2000, as doenças do coração, principalmente a cardiopatia isquêmica e o infarto, são as principais causas de mortes em todo o mundo, inclusive no Brasil. São milhões de pessoas morrendo todos os anos.
A cardiopatia isquêmica ocorre quando há diminuição do fornecimento de sangue para o coração por causa da aterosclerose, entupimento das artérias do coração causado por placas de gorduras. O infarto é a morte das células do coração justamente por causa da isquemia.
Apesar desses dados alarmantes, a maioria das pessoas ainda não tem conhecimento sobre o que pode causar os diversos tipos de doenças cardiovasculares que podem comprometer sua saúde.
Existem fatores de risco que não podem ser modificados como a hereditariedade, a idade e o sexo masculino ou feminino. As causas modificáveis estão o tabagismo, o sedentarismo e alimentos prejudiciais para o coração que influenciam diretamente nos fatores de risco obesidade, circunferência abdominal elevada, colesterol elevado, pressão alta e entupimento das artérias.
Para que um coração tenha sempre saúde, o cuidado com a alimentação é a principal medita a ser tomada, pois ela evita que a maioria dos fatores de risco apareça. Por esse motivo, a Clínica Homeomed do Dr. Rafael E. G. Karelisky, que é voltada para homeopatia, junto com o blog Dr. Saúde pesquisaram os alimentos prejudiciais para o coração que devem ser evitados em excesso.
Alimentos ricos em sal
O sal ou cloreto de sódio, dentro da quantidade normal, é necessário para a saúde em geral e para que o organismo realize algumas funções como transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular, distribuição dos líquidos corporais, entre outras.
Porém, os alimentos preparados com muito sal ou que contêm sal em grandes quantidades na sua composição são alimentos prejudiciais para o coração, pois elevam a pressão arterial, fator predisponente para o aparecimento de doenças cardíacas.
Os alimentos ricos em sal que devem ser evitados são, principalmente, os industrializados como temperos, molhos, salgadinhos de pacote, sopas, macarrão instantâneo, embutidos, empanados, biscoitos e requeijão.
Alimentos ricos em açúcar
Segundo o blog Dr. Saúde, o açúcar é a principal fonte de energia que nosso corpo utiliza para realizar suas funções e garantir que possamos fazer nossas atividades diárias. Porém, em excesso, pode causar dois dos principais fatores de risco para doenças cardíacas que é a diabetes, doença muito perigosa também e quem tem matado muitas pessoas, e o excesso de peso, já que a glicose (açúcar) do sangue, quando se encontra em níveis muito elevados, é armazenada no corpo como reserva energética sob a forma de gordura.
Os alimentos prejudiciais para o coração que são ricos em açúcar e que devem ser evitados são os que contêm carboidratos simples ou açúcar refinado, por serem absorvidos e chegarem rapidamente à corrente sanguínea.
Os alimentos proibidos em excesso são: doces em barra, pastosos, ou em calda, chocolates ao leite em barra ou em pó, produtos confeitaria e padaria, biscoitos, pães, bolos, massas de mingau industrializadas, massas em geral, cereais matinais, refrigerantes e sucos industrializados, bombons, sorvetes, frutas em compotas, leite condensado, geleias, cremes, pudins e mousses.
Alimentos altamente calóricos
Assim como os ricos em açúcar, o blog Dr. Saúde explica que alimentos muito calóricos são prejudiciais para o coração, pois contribuem para o excesso de peso e aumento da circunferência abdominal.
Evite em excesso: preparações ricas em açúcar, frituras, fast foods, produtos de panificação, alimentos industrializados ricos em açúcar, gorduras e calorias. Leia sempre os rótulos dos alimentos industrializados para verificar a quantidade de calorias e outros nutrientes fornecidos.
Alimentos ricos em gorduras saturadas
Os alimentos fontes de gordura saturada, quando consumidos em excesso, são prejudiciais para o coração e para a saúde, afirma o blog Dr. Saúde, da Clínica de homeopatia, a Homeomed. Isso porque quando a gordura saturada é ingerida em grandes quantidades, pode se acumular nas paredes das artérias, obstruindo a passagem de sangue que vai para o coração.
Por isso, consuma menos alimentos ricos em gordura saturada, que são os de origem animal, também fontes de colesterol, e alguns de origem vegetal. Os de origem animal são: carnes com gordura visível, bacon, frango com pele, comidas gordurosas como mocotó, feijoada e dobradinha, leite e derivados integrais como queijos amarelos e creme de leite, manteiga, embutidos como linguiça, salsicha, apresuntado e hambúrguer. Os de origem vegetal são: leite de coco, azeite de coco, azeite de dendê e óleo de babaçu.
Alimentos ricos em gorduras trans
As gorduras trans são altamente perigosas não só para o coração como para a saúde em geral. Elas diminuem os níveis de colesterol bom (HDL) e elevam o colesterol ruim (LDL).
Elas não são encontradas em grande quantidade na natureza e são obtidas, principalmente, por meio das gorduras vegetais ao sofrerem um processo de hidrogenação que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida, para serem utilizadas na indústria alimentícia. Sua finalidade é garantir melhor sabor e consistência dos alimentos, além de aumentar o prazo de validade, explica o blog Dr. Saúde do Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Os alimentos ricos em gordura trans são: frituras com gordura hidrogenada e a maioria dos alimentos industrializados como margarina, sorvetes, biscoitos, bolos e pães, chocolate, salgados de pacote, entre outros. Leia sempre os rótulos para detectar ou não a presença desse tipo de gordura.
Antonio José Abdala diz
Muito bom!
Marco de Siqueira Pinto diz
Respirar pode?
Homeomed - Clínica médica e de Homeoparia diz
Olá Marco. Obrigado pelo comentário. Na verdade uma vida saudável passa pelo ar que entra no pulmão. Então respirar não só pode, como deve.
Um abraço
David José de Lima diz
Puxa doutor eu que sou cardíaco não posso comer mocoto, mas lá não é rico em cartilagem e proteínas benéficas a saúde?
Homeomed - Clínica médica e de Homeoparia diz
oi David
Obrigado por seu comentário. O ideal é sempre passar por uma consulta com um cardiologista para que seja determinado a sua dieta especifica.
O objetivo desse texto é orientar de forma geral.
Um abraço