Que fumar é um hábito extremamente prejudicial à saúde todos já sabem. Afinal existem diversas campanhas do Ministério da Saúde que mostram os malefícios do cigarro, assim como tentam influenciar a pessoa a parar de fumar.
Segundos estudos realizados pelo Departamento de Saúde Comunitária e Hábitos Saudáveis da Universidade de Búfalo, EUA, fumantes que consomem mais frutas e legumes fumam menos cigarros. Além de esperar mais tempo para fumar o primeiro cigarro do dia, apresentando uma redução na dependência de nicotina no decorrer da análise dos pesquisadores.
Participaram do estudo mais de 1000 voluntários que fumavam há mais de 25 anos, que foram observados durante 14 meses.
Os pesquisadores concluíram que os fumantes que consumiam frutas e verduras tinham 3 vezes mais chances de parar de fumar comparado com os que não consumiam. Com isso o estudo mostrou que uma dieta rica pode ajudar no combater ao tabagismo.
A fibra presente nesses alimentos diminui a dependência do cigarro, pois conseguem prolongar a sensação de saciedade.
Além de reduzir a dependência do cigarro esses alimentos pioram o sabor do mesmo.
Frutas, hortaliças e laticínios para parar de fumar
Por se tratar de alimentos que prejudicam o sabor do tabaco, as frutas, hortaliças e produtos lácteos poderiam ser utilizados no desenvolvimento de produtos que ajudam a parar de fumar, como gomas e pílulas.
Alimentação x hormônios
Em contrapartida o consumo de café, carne e álcool realçam o sabor do cigarro. Por isso devem ser evitados por quem deseja parar fumar, visto que deixa o hábito de fumar mais atraente.
Assim uma dieta balanceada precisa fazer parte da rotina de quem está tentando parar de fumar.
Apesar dos resultados os pesquisadores indicam que mais estudos devem ser realizados para entender como as frutas e verduras agem no combate ao tabagismo.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Entenda como os alimentos podem acabar com o tabagismo em: https://goo.gl/dBf69n
Deixe um comentário