Amar e ser amado gera uma série de hormônios importantes à sensação de felicidade, entre eles a endorfina. Que, além de proporcionar alegria, fortalecer o sistema imunológico e auxilia na manutenção do equilíbrio do organismo, melhorando a saúde. Enfim, amar favorece a vitalidade. Pois, ser amado estimula a saúde, explica o Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Apesar de ser um tema amplamente explorado na literatura e cinema, não podemos ignorar a influência do amor em nossas vidas. Afinal, todos, em algum momento de nossa existência, já experimentamos os efeitos positivos do afeto em nosso organismo. Vamos apresentar alguns dos benefícios do amor à saúde e bem-estar.
O amor acontece no cérebro
Ainda que o coração seja o órgão relacionado ao amor, graças expressões como “com o coração partido”, “pensando com o coração” e “você está no meu coração”. Todas as emoções que ocorrem quando estamos apaixonados é resultado de alterações cerebrais provocadas pelo ato de amar. Além do humor, algumas mudanças no comportamento podem influenciar nossas emoções por um longo período.
Redução do estresse
Emoções positivas ajudam a melhorar o humor, isso acontece em virtude do aumento da produção de dopamina e oxitocina quando nos relacionamos. Afinal de contas, o parceiro(a) é alguém com quem podemos desabafar e nos sentimos seguros. Logo, amar e ser amado pode ajudar a administrar momentos desafiadores.
Aumento da expectativa de vida
Pesquisas apontam conexão entre laços sociais fortes e longevidade, dado que indivíduos adultos com relacionamentos estáveis e felizes vivem mais que homens e mulheres solteiros. O mesmo fenômeno é verificado quando o contrário é considerado, isso significa que relacionamentos sociais frágeis aumentam os riscos de morte.
Leia também: O amor ajuda a curar!
Alivia a dor
O amor pode ajudar a reduzir a dor. Segundo pesquisas o amor deixa as pessoas mais resistentes ao sofrimento. Por exemplo, segurar a mão de um ente querido é capaz de deixar a dor mais suportável.
Não tenho um amor para chamar de meu, e agora?
Pessoas que têm um forte apoio social podem desfrutar dos mesmos benefícios do amor. Afinal, até um simples abraço pode impactar positivamente a saúde. Pois, quando nos sentimos conectados com outras pessoas, principalmente através do contato físico, ficamos menos vulneráveis aos efeitos negativos do estresse.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Conheça mais benefícios de amar e ser amado à saúde em: https://bit.ly/3ia5LuU
Deixe um comentário