Pais ansiosos esperam pela chegada do bebê. São meses de preparação e expectativas até que possam segurar o pequenino nos braços. Durante esse período tudo é planejado de maneira a receber uma nova vida. O primeiro sorriso, dentinho, palavra, o bebê andar, são algumas das coisas que marcam do desenvolvimento da criança.
Quando as coisas não acontecem conforme o esperado os pais ficam apreensivos e começam a acreditar que existe um problema com o bebê. Entretanto, é preciso entender que cada pessoa possui um ritmo próprio. Uns falam logo, outros demoram um pouco mais. O importante é que esteja tudo bem com a saúde e bem-estar da criança.
Em média os bebês começam a andar a partir dos 10 meses, mas existem crianças que só dão os primeiros passos com 1 ano.
Os pais precisam respeitar o ritmo de desenvolvimento do seu filho.
Como os pais podem ajudar o bebê andar?
O incentivo é a melhor maneira de auxiliar o bebê andar. Para que isso seja possível os pais precisam criar oportunidades para as crianças sentirem a necessidade de darem seus primeiros passos.
Estender as mãos para a criança é uma forma de estimular o bebê andar. Assim como levantar os bracinhos do bebê na altura dos ombros. Faça isso de maneira lúdica sem pressões, a criança precisa estar envolvida na atividade para levantar naturalmente.
Dê liberdade para a criança se locomover pelos ambientes do jeitinho dela.
Permita que o bebê fique descalço, isso ajuda o neném a ter mais firmeza para dar os primeiros passinhos. As meias antiderrapantes devem ser evitadas nesse período, uma vez que elas dificultam a deslocamento.
Aceitar que o seu filho é único e não se desenvolve como as crianças que você conhece. Além de parar de comparar o bebê com os filhos dos amigos e parentes ajuda a reduzir a ansiedade com relação ao bebê andar.
O blog Dr. Saúde, um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre o assunto no link: https://goo.gl/Qq8nXN
Deixe um comentário