Desde que virou uma exigência para o transporte de crianças em veículos, a cadeirinha se tornou um acessório básico das famílias brasileiras. Entretanto, o bebê conforto só deve ser utilizado para transporte em veículos, uma vez que pode levar a asfixia postural.
O que é asfixia postural?
A asfixia postural é um problema que pode causar a morte de bebês, uma vez que a postura errada impede o bebê de respirar corretamente e esse vem a óbito.
Durante a gestação a criança está protegida pelo líquido amniótico, depois do parto o bebê entra em contato com a gravidade. Por se tratar de um ser em desenvolvimento o bebê só consegue sentar a partir dos 5 meses. Ainda em virtude de sua anatomia, a cabeça de um recém-nascido equivale à aproximadamente 30% de seu tamanho, assim os bebês têm dificuldades para sustentar a cabeça. Por isso ela tomba e a criança fica curvada sobre si mesma.
Vontade de comer doces? Saiba o que fazer!
Essa postura no qual o corpo do bebê fica em formato de C impedindo a respiração, pois o abdômen e o tórax ficarão pressionados é o mecanismo que provoca a asfixia postural. Em outras palavras, quando a cabeça do bebê se inclina para frente essa postura dificulta a respiração podendo causar a morte dos pequenos por asfixia. Por isso o mais indicado é que as crianças durmam sentadas, nunca sentadas para que a cabeça não tombe.
Até durante o transporte de bebês em veículos o tempo máximo que a criança pode ficar na cadeirinha é 1 hora e meia. Para não prejudicar sua postura e, consequentemente, dificultar a respiração, dado que ao dormir relaxamos o corpo.
Em casos de viagens muito longas o recomendável é fazer paradas para o bebê relaxar.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Se quiser saber mais sobre o assunto acesse: https://tinyurl.com/y2vtqo4l
Deixe um comentário