Desde meados de março de 2020 as aulas estão suspensas em função da pandemia. O que fez as aulas presenciais serem transferidas para plataformas online. Ocorre que, a ausência de interação com colegas e professores está prejudicando o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Segundo especialistas corpo e emoções fazem parte do processo de aprendizagem. Logo, comunicação, fala, oratória e memória efetiva são exercitadas no decorrer do convívio com outras crianças.
Sendo que as aulas online exigem muito dos pais para auxiliar no aprendizado. No entanto, o aprendizado que acontece da interação com o meio e os colegas não é possível em ambiente domiciliar, dito isso a falta de convívio com o meio externo está prejudicando o desenvolvimento cognitivo.
A escola proporciona interação social, cooperação, desenvolvimento da empatia e competências para o exercício da cidadania. Além disso, é através da convivência com o outro que aprendemos a gerenciar frustrações, negociar limites e defender e ceder espaços.
Leia também: Crianças e o uso da tecnologia
A rotina, que faz parte do desenvolvimento cognitivo, foi a mais afetada durante a pandemia. Uma vez que, em sala de aula as crianças aprendem a organizar o tempo, já que há o momento de brincar, de se concentrar, de fazer o que gosta e, principalmente, o que não gosta.
Com medidas efetivas para evitar o contágio o retorno das aulas é defendido por profissionais da saúde
Alguns profissionais da saúde defendem o retorno das aulas presenciais, desde que medidas efetivas sejam executadas. Visto que, o risco de contágio das crianças é menor que o dos adultos, assim como não são grandes disseminadoras da doença e quando infectadas não evoluem para os casos mais graves da COVID-19.
A ausência de aulas presenciais também impacta a saúde mental, além de contribuir para o aumento da desigualdade social e atrapalha o aprendizado. É o que aponta o outro grupo de defensores do retorno das aulas presenciais.
Aliás, os alunos mais pobres são os mais afetados pela suspensão das aulas presenciais, pois, não tem acesso às ferramentas necessárias para participar das aulas online. Por isso, especialistas apontam que o governo precisa garantir um ambiente ventilado e higienizado para que o retorno aconteça de forma segura para alunos e professores.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Entenda o impacto negativo da ausência de aula no desenvolvimento cognitivo das crianças em: https://bityli.com/G4z6X
Deixe um comentário