O autismo é um dos assuntos que mais pessoas estão começando a entender. Isso devido ao crescimento de informações sobre o tema. Porém ainda existe muita desinformação.
Quando uma criança é diagnosticada com autismo, ou TEA (Transtorno do Espectro do Autista), a vida dos pais é transformada. Com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de seus filhos os pais buscam por especialistas em autismo, escolas, médicos e terapeutas. O que muda toda a rotina da família, assim como a relação com amigos, vizinhos e parentes.
Famílias que têm crianças TEA precisam de muita ajuda. Mas pode ser bem difícil, às vezes, que amigos e parentes entendem qual tipo de apoio oferecer. Por isso o blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe uma lista de atitudes para apoiar famílias com filhos autistas.
<<LEIA TAMBÉM: Cuidado com o que fala à seus filhos>>
Seja presente
Pais de crianças com autismo precisam de alguém disposto a ouvir e perguntar como estão se saindo. Mesmo que você não entende muito sobre o assunto pais de autistas querem falar sobre os seus filhos, por isso esteja lá para ouvir.
Deixe a sua casa acessível
Criar um ambiente mais inclusivo vai ajudar os seus amigos e parentes a se sentirem bem-vindos em sua residência.
Seja flexível
A rotina de uma família que têm crianças com transtorno do espectro autista requer um cronograma completo e muitas vezes imprevistos acontecem. Em função disso seja flexível ao fazer planos com seus amigos ou parentes, e aceite que nem sempre eles conseguirão comparecer. O importante é nunca desistir e continuar convidando.
Leia também: Porque ter um animal de estimação é bom pra saúde?
Aprenda a interagir
Peça para os amigos ensinarem como construir um relacionamento com o filho autista. Eles podem não querer jogar bola, mas existem outras formas de interação.
Mantenha contato
Talvez o seu amigo não tenha tempo para encontros, mas sempre existem outras maneiras de manter contato como e-mail e telefone. Deixe seus amigos saberem que você se importa e que podem contar com sua ajuda.
Leia também: 16 alimentos que crianças não devem comer
Eduque as crianças
Ensine os seus filhos sobre autismo, principalmente se eles têm contato com crianças especiais. Ajude-os a interagir com crianças autistas e brincar.
Essas são algumas atitudes simples que podem ajudar a melhorar o dia a dia da família de uma criança com transtorno do espectro autista. Sentir-se amado e amparado pode mudar a vida dos pais de crianças especiais. Se quiser saber mais sobre autismo acesse: https://goo.gl/DXNWe1
Deixe um comentário