Bebida alcoólica e adolescente é um tema que precisa ser discutido, já que os jovens estão consumindo álcool cada vez mais cedo. Em muitos casos incentivados pela própria família que estimula o consumo precoce.
O cigarro já foi relacionado ao sucesso, hoje a bebida alcoólica ocupa essa posição. Basta ver propagandas e programas de TV para perceber essa conexão. Sendo que os jovens são os mais influenciados por este marketing feito para atraí-los. Uma vez que a linguagem é desenvolvida para encanta-os.
Os jovens preferem bebidas doces e gaseificadas, como, por exemplo, as do tipo ice e vinho. Ainda, o consumo está crescendo mais entre as meninas. Pois, segundo dados do Centro de Pesquisa em Saúde e Álcool do IBGE, a porcentagem de garotas entre 13 e 15 anos ingerem, pelo menos, uma dose todo mês é de 23%. Esse número era menor há uma década, somente 20%.
Com relação aos garotos esse número é de 22,3% do total, uma década antes era de 28%. Dito isso, tivemos uma redução na quantidade de adolescentes do sexo masculino que bebem, mas um aumento no número de meninas.
As garotas estão bebendo mais
O aumento do consumo de álcool entre as garotas pode ser um reflexo das transformações sociais, dado que as mulheres estão assumindo comportamentos, que já foram considerados, tipicamente masculinos.
A idade para começar a beber também diminui, sendo mais um dado alarmante da pesquisa.
Alimentação saudável para as crianças – Qual o papel das escolas?
Não podemos esquecer que os jovens são indivíduos em desenvolvimento, por isso bebida alcoólica e adolescente é um assunto que precisa ser discutido por toda sociedade e setores de saúde pública. Em virtude das consequências negativas que o álcool pode causar na vida e saúde de uma pessoa.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para acessar a pesquisa completa sobre Bebida alcoólica e adolescente acesse o link: https://bit.ly/2J0lVVL
Deixe um comentário