Tomar café todas as manhãs é um costume que faz parte da cultura dos brasileiros. Também consumimos quando precisamos ficar acordado ou para aquecer o corpo no inverno. Entretanto esse hábito que é muito discutido por especialista pode ser bom para a saúde, além de dar mais energia para as tarefas diárias.
Beber moderadamente, cerca de 3 xícaras, por dia é mais benéfico para a saúde que prejudicial. Foi o que descobriu estudo recente. Essa informação é muito importante, visto que, no mundo são consumidas mais de 2 bilhões de xícaras de café.
Segundo dados do estudo, pessoas que bebem de 3 a 4 xícaras diariamente são mais propensas a ter uma melhora na saúde. Com diminuição do risco de doenças cardiovasculares e doenças hepáticas. O consumo de café também ajuda a diminuir as chances de diabetes tipo 2, demência, AVCs e Alzheimer.
Café a bebida mais consumida em todo o mundo
No estudo foram analisadas 201 pesquisas de base observacional e 17 pesquisas de base clínica de diferentes lugares do planeta sobre o consumo de café.
Porém, como nem tudo são flores. Foram encontradas evidências de que o consumo excessivo de café estava relacionado ao baixo peso de bebês ao nascer, partos prematuros (nos primeiros 6 meses de gravidez) e abortos espontâneos. Já existem recomendações para a redução do consumo de cafeína durante a gravidez. Ainda foram encontradas evidências no aumento do risco de fraturas em mulheres associado à ingestão de cafeína.
<<Leia também: Cuidado com dietas radicais>>
Devemos beber café?
Apesar dos riscos que a cafeína pode causar a saúde os benefícios do consumo moderado de café superam todos os riscos.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, adverte que a cafeína não é encontrada somente no café, mas em energéticos, Coca-Cola, chocolate e alguns tipos de chás. Se quiser saber mais sobre os benefícios do consumo moderado de café acesse: https://goo.gl/hXqbzJ
Deixe um comentário