O Blog Dr. Saúde, vinculado à Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, foi investigar o porquê do nosso silêncio, da nossa forma de guardar os sentimentos, fazer manifestar doenças, tanto emocionais quanto físicas.
Primeiro é bom que se saiba, quando silenciamos os nossos sentimentos negativos, raiva, culpa, medo, tristeza, etc., estamos diretamente afetando a nossa autoestima. A autoestima é a afeição, aceitação, respeito e sentimento que sentimos por nós mesmos e quando deixamos de falar, de colocar para fora nossos sentimentos ruins, estamos abalando a nossa confiança em nós mesmos.
A pessoa que guarda o que sente pode até enganar as outras pessoas, pode fazer o papel de bonzinho ou coitadinho, mas não consegue enganar sua mente e seu corpo, que vão dar sinal de que algo está errado. “A doença é uma manifestação de desequilíbrio no organismo, e o organismo é formado de corpo e mente”, explica Dr. Rafael E. G. Karelisky, médico cardiologista e homeopata, da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco.
Para o médico, não saber explicar não elimina a consequência do sentimento armazenado. “Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de falar, de se abrir de contar como se sentem em relação à determinas situações que ocorrem em sua vida. E muitas vezes as manifestações de doenças estão vinculadas à essas situações”, salienta Dr. Rafael.
A homeopatia é o ramo da medicina que busca entender também os sentimentos e reações emocionais para tratar as manifestações de doença. É importante que se entenda que temos por padrão não saber lidar com as emoções, ou segurá-las. Desde crianças, somos obrigados a esconder o que sentimos. Somos ensinados que “chorar é sinal de fraqueza”, ouvindo frases como ‘engole o choro’ ou ‘homem não chora’. Somos reprimidos em questões sexuais, ouvindo frases do tipo ‘é pecado’ ou ‘é errado’. Somos ensinados a esconder os sentimentos, pois quando crianças não gostam de alguma pessoa, nunca é socialmente aceito isso, forçando a criança a conviver com aquele tio, amigo do pai, ou quem quer que seja, que é de desagrado da criança. Sem falar no preconceito e discriminação que muitas crianças convivem desde muito cedo, não podendo demonstrar afeto por amiguinhos, temendo serem mal interpretadas, por exemplo.
Aí crescemos, e aprendemos a armazenar os sentimentos, reprimi-los. Mas ai surgem inúmeras manifestações de doenças no nosso organismo, e não entendemos porque desenvolvemos aquilo.
A regra é clara, diria aquele comentarista de futebol famoso, ao mantermos uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares, não fumar e não beber em excesso teremos uma saúde perfeita, correto? Mas nem sempre é assim. Acumulamos sentimentos, estresse, hereditariedade e uma série de fatores que podem interferir na nossa equação de saúde perfeita.
O Blog Dr. Saúde e o Dr. Rafael e. G. Karelisky, da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, selecionariam dicas valiosas para ajudar você e entender como colocar o que sente para fora, antes que te prejudique de alguma forma.
1 – Limite – entenda qual o seu? Muitas vezes uma ação considerada bobagem, se repetidas por várias vezes, incomodam. Então saiba se colocar, entenda o seu limite e que é seu direito falar. Use de sabedoria e educação, mas exponha o que sente em relação ao que te incomoda.
2 – Entenda que se você se impor não precisa causar danos a ninguém, mas sim bem à você mesmo.
3 – Não se preocupe com a reação dos outros ao que for dizer, não deixe o medo e a ansiedade dominá-lo. Estar muito preocupado com o que os outros forem pensar, como os outros vão agir, isso só vai gerar mais expectativa ruim em você.
4 – Nem sempre é possível eliminar tudo que não gostamos da nossa vida. Você pode não gostar do seu emprego, mas precisa dele para pagar as contas. Então tente achar motivos para começar a gostar do seu emprego ou comece a procurar outra opção, mas não mantenha por muito tempo uma coisa que não te faz bem na sua vida.
Seja otimista. O otimismo e bom-humor fazem bem à saúde.
Na dúvida, consulte um médico homeopata de sua confiança.
Deixe um comentário