A candidíase é um problema que afeta 75% das mulheres. Os principais sintomas são inchaço, corrimento, coceira intermitente e fissuras na parede vaginal.
A candidíase é uma doença causada por fungos presentes no organismo, apesar de muitas pessoas acreditarem que é uma DST esse não é o caso, pois a candidíase é uma doença genética.
A maior parte das mulheres tem o micro-organismo, mas isso não quer dizer que a doença vai se manifestar. Por isso mulheres e meninas em qualquer faixa de idade podem sofrer com a candidíase.
O estrógeno é um hormônio que exerce uma grande influência nos casos de candidíase, por esse motivo ela tende a atacar, mais facilmente, mulheres que estão ovulando.
Mas esse problema não é exclusiva do órgão sexual feminino, ela também pode atingir o pênis, a boca (nessa região ela é conhecida popularmente como sapinho) e outras partes do organismo, já que o fungo cândida que é o responsável pela infecção pode se instalar em diferentes partes do corpo.
As condições favoráveis para o desenvolvimento do fungo cândida são os ambientes úmidos e quentes, em função disso a vagina é a região que mais sofre com a doença.
Como a candidíase é uma doença de origem genética ela pode surgir a qualquer momento. Entretanto algumas mudanças na rotina diminuem as possibilidades de manifestação da doença, já que a higiene a imunidade é essencial para impedir o desenvolvimento da candidiáse.
Uma alimentação equilibrada vai ajudar a manter a saúde em dia e por consequência a imunidade em alta;
Evitar o álcool e drogas vai proporcionar uma vida com mais saúde e bem-estar;
Cuidar da higiene e limpeza da região intima, são alguns dos hábitos que ajudam a evitar doenças.
Quando perceber alguns dos sintomas da candidíase é preciso procurar auxilio médico, pois somente ele vai poder indicar o melhor tratamento.
Esse é mais um artigo do blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, para matéria completa acesse: https://goo.gl/naz9eq
Deixe um comentário