Pesquisas recentes descobriram que os adolescentes estão dormindo cada vez menos. Assim como, essa falta de sono vem prejudicando a saúde física e emocional dos jovens. Uma das principais causas desse declínio é a relação celular e o sono. Já que, os adolescentes estão trocando as horas de sono pelos smartphones.
Para conseguir realizar as atividades do dia a dia, e ser um aluno produtivo e engajado os adolescentes precisam de no mínimo 9 horas de sono, é o que recomenda grande parte dos especialistas. Sendo que, menos de 7 horas de sono diárias são consideradas insuficientes.
Entretanto, basta observar as salas de aula para perceber que os adolescentes estão dormindo menos que o necessário. Contudo, não é possível afirmar, com certeza, se eles estão realmente dormindo menos que o necessário. Porém, a questão celular e o sono são aspectos importantes na vida dos adolescentes modernos.
Os adolescentes da geração atual dormem menos que os da anterior
Uma pesquisa realizada nos EUA em 2015 observou que 40% dos adolescentes dormiam menos de 7 horas por noite. Um crescimento de 17% quando comparado com os números de pesquisas realizadas em 2009.
A pesquisa observou, também, que quanto maior fosse o tempo gasto online, menos eles dormiam. Assim, os adolescentes que passaram 5 horas online durante o dia, tiveram 50% mais chances de não dormir o suficiente quando comparado com aos colegas que passaram somente 1 hora online.
Excesso de luz atrapalha o sono!
Os pesquisadores apontam ainda que a partir de 2009 o uso de smartphones cresceu considerável, o que levou os pesquisadores a acreditarem que o celular seja o responsável pelo crescimento do acesso à internet.
Além disso, não são somente as horas desperdiçadas online, quando deveriam estar dormindo, que interfere no sono. Pois, a luz emitida pelos celulares e tablets pode interferir no ritmo natural do organismo, prejudicando o sono dos adolescentes.
Segundo os pesquisadores a melhor solução para o dilema celular e o sono é a moderação. Limitar o uso do celular para 2 horas diárias deve permitir tempo o suficiente para um sono de qualidade, essa dica é importante tanto para adolescentes quanto para os idosos.
O blog Dr. Saúde, é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre como o celular prejudica o sono dos adolescentes em: https://goo.gl/Bu7qAC
Deixe um comentário