Foi ainda na década de 1980 que os programas de Combate ao fumo foram iniciados pelo Ministério da Saúde. Hoje toda a população já sabe sobre os malefícios do cigarro para a saúde dos fumantes e de quem convive com um, os chamados fumantes passivos. Essas campanhas têm como objetivo acabar com o vício do cigarro em todo o país e conscientizar os fumantes de todos os problemas causados pelo cigarro.
Os cigarros são feitos de tabaco, sendo que o tabaco é a única planta até então encontrada na natureza que contém nicotina. A nicotina é uma droga muito forte que pode matar um ser humano em menos de uma hora, mesmo que somente uma pequena quantidade seja injetada na corrente sanguínea. A fumaça do cigarro contém quantidades pequenas de nicotina que não são mortais, mas ainda são muito prejudiciais para a saúde.
Todos já ouvimos falar que o cigarro aumenta o risco de câncer, mas para quem acreditava que o tabagismo só causava o câncer de pulmão isso é um enorme equívoco. O cigarro causa câncer de boca, nariz, laringe, esôfago, traqueia, estômago, rins, pâncreas, bexiga, colo do útero, medula óssea e no sangue.
Quando uma pessoa fuma todo o processo desde o momento em que acende o cigarro até expirar leva a vários efeitos drásticos e desastrosos no corpo. Dos 41 mil produtos químicos encontrados nos cigarros uma grande parte é considerada cancerígena. Esses produtos químicos combinados com o calor da fumaça provocam mutações nas células, fazendo com que elas se multipliquem de maneira descontrolada, levando ao câncer.
Algumas pessoas se submetem a diversos tipos de tratamento com o objetivo de minimizar e retardar os efeitos do envelhecimento sobre a pele. No caso dos fumantes parar com o vício já é suficiente para retardar os sinais de envelhecimento. Afinal o tabagismo proporciona o aparecimento de linhas finas, manchas de idade, olhos inchados, pele cansada, seca e sem vida.
Os fumantes têm a chance de duas a quatros vezes maiores de sofrerem com doenças arteriais e AVCs do que as pessoas que não fumam. Além disso, os fumantes têm um risco 25 vezes maior de desenvolverem câncer de pulmão. Isso tudo porque os produtos químicos presentes no cigarro afetam toda a composição do sangue, tornando-o mais espesso e propenso à formação de coágulos sanguíneos. Essas substâncias químicas também causam o estreitamento dos vasos sanguíneos levando a pressão arterial, o que aumenta as chances de doenças cardiovasculares e cardíacas.
O problema de ejaculação precoce que é mais comum nos homens mais velhos, porém no caso de jovens fumantes, esses tendem a sofrer mais com esse problema. Isso acontece porque o hábito leva a uma falta de fluxo sanguíneo, menor irrigação do pênis, causa doenças cardíacas e falta de resistência. Todos esses fatores juntos atrapalham o funcionamento adequado do sistema reprodutor masculino causando ejaculação precoce.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe mais essa matéria interessante nesse que é o dia Nacional de Combate ao Fumo, para mais informações sobre tabagismo acesse: https://goo.gl/cpokpL
TAGS: Fumo, Cigarro, Tabagismo, Saúde, Fumante
Deixe um comentário