Esse fruto é consumido no mundo inteiro. Com apenas 21 calorias a cada 100g, contém vitaminas A, B1, B2, B6 e C, além de folatos, potássio, magnésio e fósforo. Rico em licopeno, antioxidante e anticancerígena. O Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, selecionou um texto que explica mitos e verdade sobre o tomate.
Sementes de tomate não fazem mal para os rins, afirma a reportagem. Os rins, quando filtram o sangue, acumulam cristais que se depositam nas cavidades renais, como uma esponja e seus furinhos. Esses cristais vão se acumulando e solidificando, formando as “pedras”, que doem bastante. Mas a semente de tomate não tem papel nenhum nesse processo, portanto um mito.
Verdade – As sementes de tomate pioram crises de diverticulite, uma inflamação no intestino, mais frequente em obesos, sedentários, tabagistas e maiores de 50 anos. Apesar das sementes não causarem as crises, quem já sofre dela pode ter piora no quadro quando consumir a semente do tomate. Fora da crise o consumo pode ser normal.
Sementes de tomate ajudam a afinar o sangue – Mais uma verdade. O gel que recobre as sementes do fruto auxilia na prevenção de coágulos no interior dos vasos sanguíneos, protegendo o organismo de problemas como infarto e AVC.
Conheça outros mitos e verdades sobre o tomate. Leia na íntegra: https://goo.gl/mN7112
Rosangela Ferlini Agne diz
Bela gol falou que o tomate faz mal para quem tem artrite, artrose, por conter uma substância, nao sei direito celamina. Nao peguei direito o nome. O Dr. Sabe de alguma coisa.
homeomed diz
Olá Angela. Obrigado por sua mensagem
Não temos referência sobre essa colocação. O ideal é procurar um médico homeopata de sua confiança.
Um abraço