Quem canta seus males espanta. Quem nunca ouviu essa frase? A música tem o poder de transformar o nosso dia, uma vez que os acordes causam reações químicas em nosso organismo capazes de alterar o nosso humor. Dessa forma a música influência nosso cérebro e pode melhorar a nossa saúde e bem-estar.
A influência da música em nossas vidas foi percebida há séculos. Já no Antigo Egito o canto coral era usado para reduzir dores e combater a insônia.
Pitágoras foi mais uma pessoa que se beneficiou do poder da música para melhorar o humor, por isso ele escutava música para controlar a raiva. Também para estimular a inteligência.
Ainda segundo Pitágoras a música tem o poder de curar, isso é possível porque a música ajuda na produção de dopamina, hormônio que combate o estresse. Mais uma característica que torna a música capaz de controlar a raiva. A dopamina também restaura os tecidos do organismo.
Mozart criou clássicos que fazem parte da cultura universal, em vista disso suas composições são utilizadas no controle das emoções e no combate do estresse. Os efeitos terapêuticos de suas composições são tão difundidos que é conhecido como “O efeito Mozart”.
A música resgata lembranças
A música vem sendo utilizada para ajudar pacientes com lesões cerebrais a recuperar suas memórias.
Aprender a tocar instrumentos musicais faz com que a pessoa desenvolva ambos os lados do cérebro.
A música influência na recuperação de pacientes. Dado que já foi comprovado que pacientes que escutam música antes e após cirurgias suportam melhor o procedimento, além de ter uma taxa de recuperação mais acentuada.
Medicamentos fitoterápicos
Durante a gravidez a música ajuda a reduzir a ansiedade e dor das mamães.
Estes são só alguns dos benefícios da música. Por isso invista na música para dar aquele up na sua qualidade de vida.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Apesar de ser uma atividade prazerosa é preciso tomar cuidado com o volume para não prejudicar a saúde. Saiba mais sobre esse assunto em: https://goo.gl/3Ew54g
Deixe um comentário