O consumo regular de água é muito importante para o funcionamento do organismo, visto que somos constituídos de 70% desse líquido sem cor, sem cheiro e sem sabor. Ocorre que, beber água de forma errada pode prejudicar nossa saúde, vejamos como evitar que isso aconteça.
O risco de beber água gelada em dias muito quentes
Beber água gelada é muito refrescante, principalmente nos dias quentes. Entretanto, é nesses momentos que precisamos ficar atentos ao seu consumo. Já que pode causar choque térmico no sistema digestivo. Distúrbio que se apresenta através de espasmos dolorosos no esôfago e interrupção momentânea do funcionamento estômago.
Já pessoas hipersensíveis podem sofrer redução dos batimentos, tontura, mal-estar e queda de pressão ao beber água gelada durante temperaturas muito altas.
Cuidados com armazenamento
Também existe o risco de contaminação, em função do armazenamento inadequado. Como acontece no caso de garrafas deixadas no carro por mais de 3 horas, ou na estação de trabalho.
O consumo dessa água não é indicado, uma vez que há o risco de contaminação por bactérias e crescimento de fungos, por causa da exposição ao calor e a luz.
<<Leia também: Energia vital: um conceito da homeopatia>>
Portanto, evite o consumo de água de procedência duvidosa. Prefira marcas conhecidas e embalagens livres de BPA (bisfenol-A), substância química presente em plásticos e identificada pelos números 3 e 7.
Só beba água tratada
Evite a ingestão de água direto do rio, pois, ainda que pareça limpa, existe o risco de contaminação por dejetos, substâncias químicas e microrganismos. Que pode provocar vômitos, diarreias e outros problemas de saúde, como hepatite, febre tifoide e infecção por vermes.
O consumo de água saborizada é uma estratégia utilizada por muitas pessoas, para aumentar a ingestão diária desse líquido tão importante á saúde. No entanto, pode causar problemas de saúde caso os ingredientes usados não estejam higienizados. Além disso, o que sobrar deve ser descartado no final do dia.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre o assunto acesse: https://bit.ly/3PE6q5O
Deixe um comentário