A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o planeta. Os casos mais graves podem ter consequências como cegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas, dentre outros problemas de saúde mais graves.
Antes que o diagnóstico seja finalizado existe um período no qual os níveis de açúcar no sangue estão altos, mas não alto o suficiente para ser considerado um caso de diabetes. Essa condição é conhecida como pré-diabetes.
Estima-se que 70% dos casos de pré-diabetes evoluem para diabetes tipo 2. Mas felizmente, é possível evitar a evolução do pré-diabetes. Embora existam alguns fatores que não podem ser alterados como: predisposição genética, idade e comportamentos passados. Há muitas atitudes que podem ser tomadas a fim de reduzir o risco do diabetes.
Cortar açúcar e carboidratos refinados da dieta
Comer alimentos ricos em açúcar e carboidratos pode aumentar o risco do diabetes. Uma vez que o organismo rapidamente transforma esses alimentos em pequenas moléculas de açúcar que são absorvidas pela corrente sanguínea. O aumento do açúcar no sangue estimula a produção de açúcar no pâncreas.
Faça exercícios regulamente
Praticar atividades físicas regular ajuda a prevenir o diabetes. O exercício aumenta a sensibilidade à insulina, por isso quando se pratica exercícios é necessário menos insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Beba muita água
A água é, de longe, a bebida mais natural que você pode ingerir. Tomar muita água diminui a necessidade de ingerir outros tipos de bebidas mais açucaradas.
Perca peso
Essa dica é só para quem está acima do peso. Embora nem todos que estão acima do peso desenvolvam diabetes a maior parte dos obesos tem diabetes.
Tenha uma dieta reduzida de carboidratos
Embora existam diversos tipos de dietas que ajudam a eliminar gordura, as dietas com redução de carboidratos são as mais indicadas por proporcionar outros tipos de benefícios.
O blog Dr. Saúde é um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, para mais informações acesse: https://goo.gl/SgiPs8
Deixe um comentário