Cuidar da saúde mental é muito importante, pois, ela influencia todo nosso bem-estar. Desde o início da pandemia tivemos um aumento considerável de problemas mentais como ansiedade, depressão e exaustão, causada pela sobrecarga. Especialmente, em mulheres que viram sua rotina se tornar um caos em função da quarentena.
Quando falamos de doenças mentais ainda existe muita resistência com relação ao tratamento, visto que os indivíduos que buscam auxílio sofrem com o preconceito e julgamento de outros. A sociedade ainda não entendeu a relevância da saúde mental para a manutenção de uma vida mais plena.
O que pode impactar a saúde mental?
Relacionamento, luto, desemprego, maternidade, ansiedade, depressão, entre outros motivos. Aliás, existem uma infinidade de situações podem abalar a nosso emocional, no entanto, estes são os mais conhecidos.
Sendo que os relacionamentos são a principal causa de problemas emocionais. Afinal lidar com outro ser humano não é uma tarefa tão simples quanto parece. Uma vez que cada indivíduo tem sua bagagem emocional própria.
<<Leia também: Espiritualidade uma ferramenta poderosa para o coração>>
Ocorre que, a maneira mais eficaz para lidar com as nuances de um relacionamento é a comunicação. Por isso, é necessário ter muita conversa. Além disso, antes de exigir mudança no outro, é preciso acontecer uma transformação interna.
Como cuidar da saúde mental?
Mantenha os protocolos de prevenção da COVID-19, como evitar aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos regularmente. Ainda não é momento de relaxar, dado que a pandemia não acabou.
As relações merecem cuidado, pois, estamos todos fragilizados em função dos desafios emocionais causados pela pandemia. Portanto, o diálogo é muito importante.
Realize atividades prazerosas e que possibilitem momentos de reflexão e aprendizagem. Atividades ao ar livre são uma excelente oportunidade de se conectar com a natureza e outras pessoas.
Cuidar da saúde mental é essencial para ter mais saúde, bem-estar e disposição para o dia a dia. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre o assunto em: https://bit.ly/3JKeyOK
Deixe um comentário