Lidar com a tristeza e saudade que sentimos quando perdemos uma pessoa muito amada pode ser um dos desafios mais difíceis que enfrentaremos em nossa vida. Quando perdemos uma pessoa muito querida essa dor pode ser bastante intensa e avassaladora.
Mesmo que a perda seja uma parte natural da vida, ela pode causar momentos de confusão e desespero, levando a períodos de tristeza e depressão.
A tristeza, geralmente, diminui de intensidade conforme o tempo passa. Entretanto o sofrimento é um processo importante para superar essa perda, além de manter viva a lembrança dos momentos que passamos ao lado dessa pessoa que se foi.
Cada pessoa reage de forma diferente em relação a perda de um ente querido, empregando mecanismos próprios de enfrentamento para a tristeza e saudade. Por isso não existe um período de luto, assim como também não existem fases do luto como alguns acreditam, afinal nem todos reagem da mesma maneira.
Embora não existam formulas infalíveis para ajudar as pessoas que sofrem por causa da perda de um ente querido. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a superar a tristeza e saudade sem causar danos duradouros em outras áreas da vida.
Saber o que esperar
Os sentimentos mais comuns durante o período de luto são raiva, culpa, descrença, tristeza e choque. Estar ciente dessas emoções pode ajudar a gerenciar os seus próprios sentimentos, assim como ajuda a consolar outras pessoas.
Fale com alguém
Falar com outra pessoa que está passando pela mesma experiência que você pode ajudar a aceitar o que aconteceu. Esta é uma boa maneira de receber e fornecer apoio emocional após a morte de um ente querido.
Procure ajuda
Em alguns casos a tristeza e saudade podem se tornar algo mais difícil de suportar, causando problemas mentais e físicos, entre eles a depressão e o transtorno de estresse pós-traumático. Se você estiver passando por qualquer um desses problemas é preciso procurar a ajuda de um especialista.
Conversar com um psicólogo ou terapeuta pode ser de grande ajuda nos casos de tristeza e saudade causados pela perda de alguém muito importante em nossas vidas, não tenha vergonha e procure ajuda.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, sabe o quanto é difícil perder alguém que amamos, por isso trouxe essa matéria para consolar o coração de quem está passando por esse momento tão delicado. Para mais informações acesse: https://goo.gl/Vr51mZ
Deixe um comentário