Quando adolescentes ficamos bravos por não conseguir fazer tudo que desejamos. Uma vez que, com a intenção de nos proteger nossos pais nos impedem de cometer erros que já cometeram. Por isso juramos que quando tivermos nossos filhos não seremos iguais a eles. Entretanto, uma pesquisa recente descobriu que não é bem isso o que acontece.
A adolescência é um período de transição, no qual deixamos de ser crianças para iniciar o processo de ser adulto. Com isso o corpo muda e os hormônios causam mudanças em nossa personalidade. Um das alterações provocadas pelos hormônios é o enfrentamento. Adolescentes tendem a desafiar autoridade. Assim, quando jovens nos comportamos de maneira bem diferente de nossos pais.
Segundo um estudo britânico, começamos a nos comportar iguais aos nossos pais após por volta os 30 e poucos anos. No caso das mulheres esse comportamento similar surge aos 33, e dos homens aos 34 anos. Assim como, ter o primeiro filho nessa época intensifica a réplica comportamental.
Os pesquisadores entrevistaram mais de 2000 pessoas, sendo que a maior parte delas declarou se comportar igual aos pais. Entre as mulheres os principais comportamentos iguais são assistir os mesmos programas de TV, ter os mesmo hobbies e repetir os mesmos provérbios. Já os homens compartilham a mesma opinião política e gosto musical.
6 doenças que causam cansaço
O fruto não cai muito longe da árvore
O estudo descobriu ainda, que além de ter atitudes iguais aos pais, as pessoas começam a achar que são parecidos com eles.
Não é errado manter hábitos similares os pais, desde que estes sejam saudáveis. O preocupante é reproduzir comportamentos tóxicos que prejudicam a própria existência, e a das pessoas em volta, como o tabagismo. A vida exige equilíbrio.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Se quiser saber mais sobre o porquê nos comportamos iguais os nossos pais acessem: https://glo.bo/2WtZlbS
Deixe um comentário