A alimentação influencia o funcionamento do intestino. Órgão que tem uma forte conexão com o cérebro, logo, também impacta o humor.
Isso acontece, porque uma alimentação ruim causa desarranjos, como intestino preso e solto. Bem como o nervosismo que tem o mesmo efeito sobre o organismo e humor.
As mudanças de humor são consequências do estilo de vida, alimentação inadequada e estresse diário. Apesar de questões genéticas e hormonais causarem tais flutuações, o estilo de vida é o principal fator de alterações de temperamento.
Por exemplo, indivíduos que consomem pouca fibra, bebem pouca água e comem muitos alimentos que afetam o intestino, como os ricos em glúten, que aumentam as chances das fezes ficarem presas.
Sendo que não é somente o fato de estar constipado que causa mudanças de humor, já que uma má alimentação provoca ausência de serotonina. A propósito o intestino é responsável pela produção de grande parte da serotonina presente no organismo. Assim uma alimentação ruim vai reduzindo os níveis de serotonina, levando a pessoa a compensar essa ausência recorrendo a alimentos como o chocolate.
<<Leia também: Emoções e a saúde: o que uma tem a ver com a outra?>>
Dito isso muitos indivíduos que sofrem de problemas emocionais como tristeza e depressão têm uma alimentação pobre de nutrientes. Como acontece com as dietas repletas de pão, manteiga e café. Quem nunca, ouviu alguém dizer que só consegue trabalhar a base do café, não é mesmo? Ocorre que, o café é um alimento que piora a ansiedade e interfere bastante no intestino.
Por falar em café
A cafeína em excesso é prejudicial à saúde, mas na quantidade certa proporciona muitos benefícios para o corpo. Portanto, o ideal é ficar atento a quantidade consumida, não deixar de consumir a bebida.
E o glúten?
Quando falamos de glúten, lactose e dos carboidratos simples (pão, torrada, chocolate e macarrão) o problema não é cortar da dieta, mas quanto é consumido no dia a dia. O quanto de energia você vai precisar para gastar esse recurso. Visto que o acúmulo causa aumento de peso, que pode levar ao desenvolvimento de doenças como o diabetes.
Aqui o problema não é o consumo, assim como já falamos no caso do café, e sim frequência com que isso ocorre.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre como o intestino impacta o humor acesse: https://bit.ly/3Ldhqoo
Deixe um comentário