Até o filósofo Nietzsche acreditava na importância do pai na vida das crianças “Aquele que não tem pai, deve procurar ser um” dizia, com está frase ele pontuou a importância do pai no desenvolvimento dos filhos, assim como para as mães.
Já foi comprovado que a rejeição de qualquer um dos pais é capaz de desequilibrar a autoestima, a saúde mental e emocional dos pequenos. Entre os estudos que consideram a ausência dos pais na formação dos bebês, muitos deles descrevem como essa ausência interfere na boa adaptação dos filhos, levando a comportamentos de riscos e destrutivos conforme as crianças crescem.
Num estudo realizado por pesquisadores da Universidade Michigan foi analisada a importância da figura paterna na vida dos filhos. Para que esse estudo fosse possível 730 famílias de todo o país foram observadas. Ao realizar esse estudo os psicólogos se concentraram na análise dos efeitos do estado emocional dos pais, relacionando-o com a consequente depressão e ansiedade dos filhos. Os estudos concluíram que esses problemas afetam bastante a relação dos pais com os filhos, logo também influenciam no desenvolvimento das crianças.
Apesar desse tipo de estudo não ser uma novidade, e que a influência do estado emocional dos pais no desenvolvimento dos filhos é algo que já foi comprovado. O que esse estudo trouxe de novo foi mostrar que o estado emocional dos pais tem uma influência em longo prazo na vida dos filhos. Principalmente no que diz respeito às habilidades sociais como o autocontrole e o trabalho em equipe.
Outra coisa que os pesquisadores descobriram foi que os pais que tiveram depressão no decorrer dos primeiros anos de vidas das crianças, que essa depressão tinha mais influência sobre o desenvolvimento dos filhos que a depressão e ansiedade das mães. O estudo comprovou também que o estresse elevado dos pais, para crianças entre 2 e 3 anos, é extremamente prejudicial para o bom desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
Esses problemas surgiram mesmo com a influência positiva das mães. E como já era esperado a influência do pai foi mais significativa na vida dos meninos.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, trouxe essa matéria com o objetivo de destacar a importância que os pais têm para o desenvolvimento e bem-estar psicológico dos filhos.
Matéria completa no link: https://goo.gl/vdK7B9
TAGS: Pais, Desenvolvimento, Família, Saúde, Paternidade, Filhos
Deixe um comentário