Já reparou como adolescente e jovem, especialmente homens, parecem comer mais que o normal? Culpe os hormônios! E o contrário também é válido. A alimentação pode, igualmente, ser uma aliada ou uma inimiga dos hormônios.
Veja nesse artigo do Blog Dr. Saúde. Uma publicação da Clínica Homeomed e do Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Hormônios regulam e influenciam nosso desenvolvimento, crescimento, funções reprodutivas e até nossa aparência. Quando algo está errado com nossos hormônios, o corpo avisa: o sono é afetado, a cabeça dói, a disposição despenca. E a alimentação?
Os hormônios podem fazer ganhar peso e também emagrecer. Afinal, eles são os mensageiros do corpo humano: dizem ao cérebro se já estamos cheios ou ainda com fome, se é preciso processar todo o açúcar que o corpo ingeriu ou simplesmente armazená-lo.
Hormônio e alimentação andam lado a lado. Assim como a alimentação balanceada pode ser uma grande aliada dos nossos hormônios, a má dieta pode alterar o bom funcionamento deles.
Como a alimentação saudável influencia os hormônios
Nós temos muitos tipos de hormônio no corpo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pela pâncreas e é a principal reguladora de glicose no sangue. Quando consumimos muito açúcar, o corpo aumenta a produção de insulina para quebrar as moléculas – esse processo faz com que a pessoa sinta mais fome e ganhe peso mais facilmente.
Diabéticos seguem uma dieta equilibrada e reduzida no açúcar para poder controlar os níveis de açúcar e insulina no organismo.
Outros dois hormônios conhecidos são a testosterona e o estrogênio. A testosterona é o hormônio das características masculinas. Alimentos ricos em magnésio e zinco estimulam a produção da testosterona no corpo. Já o estrogênio, hormônio “feminino”, pode ser estimulado pelo consumo de soja e derivados.
Mulheres que estão entrando na menopausa tem uma queda na produção de estrogênio que causam diversos desconfortos e o consumo de soja e grãos integrais é, então, indicado pra ajudar a regular a produção do hormônio.
Como a má alimentação influencia os hormônios
Se a boa dieta auxilia, a má dieta pode ser bastante destrutiva. A insulina, por exemplo, é um hormônio que facilmente desregula quando açúcares e carboidratos são consumidos em excesso, podendo causar diversos problemas de saúde e ganho de peso rápido.
Outro hormônio importante no nosso dia a dia é o cortisol, que está relacionado a nossa energia e disposição no início do dia. Pesquisas recentes sugeriram que ingerir cafeína durante a manhã pode reduzir a produção de cortisol e, invés de dar mais energia, diminuir a nossa disposição.
A serotonina é considerado o “hormônio da felicidade” e é estimulado, por exemplo, pelo consumo do chocolate. Entretanto, quando consumido em excesso, pode causar picos que geram o efeito contrário e criam uma sensação de depressão e ansiedade.
O segredo é equilibrar a alimentação e ajudar o organismo a ficar em dia e balanceado com a produção dos hormônios. Falando nisso, leia também nosso artigo sobre Anticoncepcional e academia – o esforço pode estar sendo em vão.
Tags: hormônios, alimentação saudável, homeopatia e saúde
Deixe um comentário