O câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres no Brasil, ocorre quando células anormais se formam nos tecidos do útero. O útero é o órgão onde os bebês se desenvolvem. O câncer de colo de útero é uma doença lenta e silenciosa, que leva algum tempo para que os sintomas sejam percebidos. Entretanto, é uma doença que pode ser prevenida com alguns cuidados básicos.
<<LEIA TAMBÉM: Como identificar pintas que podem ser câncer>>
O HPV (Papiloma Vírus Humano) é o principal causador do câncer de colo de útero. Mas existem outras causas para o problema: tabagismo, deficiência do sistema imunológico e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Outros fatores de risco incluem: múltiplos parceiros, falta de higiênica íntima, início precoce das atividades sexuais, diversos partos e a não realização de exames preventivos.
A prevenção ainda é a melhor maneira de prevenir o HPV. O Papanicolau é um exame preventivo que deve ser feito regularmente. A vacina contra o HPV é outro método preventivo, que precisa ser tomada antes do começo da atividade sexual.
Sangramento vaginal e dor pélvica são os principais sintomas do câncer de colo de útero, por se tratar de uma doença silenciosa esses sintomas demoram a se manifestar.
O câncer de colo de útero é uma doença que atinge mulheres jovens sexualmente ativas. Sua ocorrência é maior em mulheres com idade entre 25 e 65 anos.
Em sua fase inicial o tratamento do câncer de colo de útero consiste na retirada parcial ou total do órgão atingido. Em alguns casos é retirado o útero por completo (colo e corpo). Já nos casos onde a doença se espalhou o tratamento consiste em sessões de radioterapia e quimioterapia.
<<LEIA TAMBÉM:Alimentos que ajudam a evitar o câncer>>
Não devemos confundir o câncer de colo de útero com o câncer de endométrio, parede interna do útero, pois o primeiro é causado, principalmente, pelo HPV. Enquanto o segundo é causado pelos hormônios femininos.
Para o blog Dr. Saúde é um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, a prevenção é a melhor alternativa na luta contra o câncer de colo de útero, por isso faça os exames anualmente e cuide bem de sua saúde íntima. Saiba mais em: https://goo.gl/e2yDyZ
Deixe um comentário