A tecnologia é uma ferramenta incrível que facilita muito nossa rotina. Porém, seu uso excessivo está prejudicando nossa saúde, afinal passamos muitas horas em frente as telas. O que reduz a prática de atividades físicas, levando as pessoas a se tornarem mais sedentárias. Segundo estudo esse comportamento sedentário está afetando o sono dos idosos, além de causar outros problemas que impactam sua saúde e bem-estar.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina analisou os dados de 43 mil idosos, que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Durante a análise os pesquisadores se concentraram em comportamentos sedentários como assistir TV, usar computadores e dispositivos móveis (atividades onde os indivíduos permanecem sentados, reclinados ou deitados).
Os pesquisadores descobriram que os idosos que passavam mais tempo nessas atividades, aproximadamente 6 horas na frente da TV ou mais 3 horas nos demais comportamentos sedentários, apresentaram maior risco de desenvolver distúrbios de sono.
<<Leia também: Sono segmentado conheça uma prática antiga que está voltando>>
A propósito, todas as faixas etárias apresentam problemas do sono relacionado aos comportamentos sedentários: 40% em idosos entre 60 e 69 anos, 42% entre 70 e 79 e 43% para indivíduos acima dos 80 anos.
Sendo que outros estudos já indicaram uma relação entre ausência de sono depressão, declínio cognitivo e obesidade.
Como evitar que o sedentarismo afete o sono dos idosos
A dica dos pesquisadores é quebrar os períodos de comportamento sedentário, fazendo um intervalo a cada hora para se movimentar por 5 minutos.
Aliás, assistir TV é a atividade sedentária que mais afeta o sono dos idosos. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre, pois, para utilizar computadores e dispositivos móveis às pessoas se movimentam mais, já que levantam com mais frequência, que quando assistem TV.
A pesquisa também aponta a necessidade de criar estratégias para reduzir o comportamento sedentário, para evitar o impacto dessas atividades na qualidade do sono dos idosos.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia matéria completa em: http://glo.bo/3sFNOZp
Deixe um comentário