Já existe uma infinidade de pesquisas em psicologia e ciências sociais sobre o relacionamento de pais e filhos. Mas mesmo com todos os desafios que a vida moderna tem proporcionado às famílias, esse não é o único vínculo que as crianças têm com outros adultos. Nos últimos anos surgiram novas descobertas significativas para esclarecer os benefícios do relacionamento das crianças com os avós, para ambos os envolvidos.
Uma convivência mais próxima entre avós e netos são, muitas vezes, um indicativo e laços familiares fortes, porém esses vínculos intergeracionais possuem os seus próprios benefícios. E à medida que as pessoas vivem mais esses laços estão se tornando mais significativos.
Para os avós um relacionamento mais profundo com os netos permite a conexão com uma geração bem mais jovem e convívio com novas ideias, o que, de outra forma, seria mais limitado. Já para os netos a convivência com os avós acrescenta a sabedoria de vida que eles poderão colocar durante a caminhada rumo a vida adulta.
Os avós são pessoas com grande experiência, também contam muitas histórias sobre suas vidas e como as coisas eram na sua juventude, assim quando as crianças se tornam adultos, elas são capazes de maximizar essas lições. Os avós também podem oferecer aos seus netos uma perspectiva histórica que enriquece e ajuda as crianças a compreenderem o passado.
Pesquisas já comprovaram também que um convívio próximo entre avós e netos está associado, também, a outros tipos de benefícios, incluindo a diminuição de problemas emocionais e comportamentais, além de reduzir a dificuldade de relacionamento com colegas. Esses relacionamentos entre avós e netos, inclusive, ajudaram a diminuir os impactos negativos de determinadas experiências, como separação dos pais e intimidações na escola.
Para os avós o convívio com os netos pode ajudar a mantê-los mentalmente ativos. Entretanto o bom relacionamento entre avós e netos necessita do suporte do contexto familiar em que estão inseridos. Conviver com os netos faz os avós se sentirem uteis o que ajuda a diminuir ou até acabar com a depressão que já é um problema comum nessa faixa da população mundial.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, encontrou mais essa matéria interessante, matéria disponível no link: https://goo.gl/xyCHBQ
TAGS: Família, Relacionamento, Avós, Netos, Pais, Filhos
Deixe um comentário