A tecnologia existe para tornar a nossa vida mais fácil, porém a nossa relação com esta ferramenta tão incrível se tornou um problema social. Ainda que seja útil para distrair as crianças em situações que os pais precisam realizar uma tarefa importante ou, antes de tomar injeção. O desafio é conseguir tirar as crianças da frente da tela depois.
Já é de conhecimento de grande parte da população que ficar muito tempo conectado é prejudicial à saúde, além de causar dependência em casos extremos. Por isso pesquisadores da Associação Americana de Psicologia desenvolveram uma lista simples que ajuda os pais identificar os sinais de alerta quanto ao problema.
A PMUM (Medida de Uso Problemático de Mídia) foi criada por uma equipe dentro da Universidade de Michigan, Iowa, e publicada no Psychology of Popular Media Culture. Acesse a lista de perguntas para descobrir a relação de seu filho com a tecnologia.
Segundo a pesquisa existe um sinal de alerta caso 3 afirmativas forem verdadeiras. Se a criança apresentar 4 ou 5 pode ser indício de vício em jogos de internet. Transtorno que foi relacionado na última versão do manual de diagnósticos da Associação Americana de Psiquiatria.
Limitar o uso dos dispositivos móveis causa estresse em família
Contudo limitar o tempo de uso de tablets e celulares não é uma tarefa fácil. Já que as crianças demonstram resistência em se separar das telas. O ideal seria os dispositivos possuírem mecanismo de controle do tempo de uso. Ou que a própria criança deixe o aparelho de lado. Mas não é bem isso o que acontece.
Ervas plantadas em casa podem tratar problemas comuns de saúde!
Conforme pesquisa realizada pela Universidade de Washington, que contou com a participação de famílias com crianças de até 5 anos. Quase todas indicaram problemas de birra na hora de limitar o tempo com os aparelhos. Sendo que segundo 37% dos participantes o processo acaba em briga.
Ainda que ferramentas de limitação de uso seja a maneira menos traumática. Os pais podem planejar, antecipadamente, o tempo que a criança vai ficar conectada. Bem como desativar a opção de reprodução automática para evitar que a criança acesse mais conteúdos.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Deixe um comentário