Ter filhos é uma experiência única e muito desafiadora, afinal tornar-se responsável pelo desenvolvimento de outro ser humano é uma tarefa e tanto. Por isso os pais buscam oferecer o máximo de oportunidades para garantir o sucesso dos filhos.
A inteligência é uma característica muito desejada pela sociedade, uma vez que abre portas. Em função disso os pais fazem o que for necessário para ter filhos mais inteligentes. Mas, é possível estimular a inteligência?
Sim. Apesar de ser uma característica hereditária, somente 20% dela é herdada ao nascer, os outros 80% podem ser trabalhados no decorrer da vida inteira.
Para ter filhos mais inteligentes os estímulos precisam começar antes da gestação, com a saúde da futura mamãe. Pois, segundo estudos crianças de mães obesas apresentam um QI menor. Assim como, ter uma gravidez tranquila, descansar, ter uma boa noite de sono, uma alimentação balanceada, evitar cigarro, drogas e álcool ajuda no desenvolvimento do bebê.
O aleitamento materno é muito importante nos primeiros 6 meses, já que é fonte de nutrientes e proporciona a criação de laços entre a mãe e o bebê, que é fundamental para a formação cognitiva.
O amor e a saúde da criança
O bebê também precisa dormir bem, uma vez que é durante do sono que, processam o que foi aprendido no decorrer do dia.
A importância do amor no desenvolvimento dos filhos
Como os primeiros mil dias são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e neurológico, tudo o que acontecer neste período vai influenciar no desenvolvimento da criança. Isto acontece por causa da intensa criação de sinapse que ocorrem assim que nascemos.
Todas as ferramentas apresentadas antes vão ajudar no fomento da inteligência, entretanto o amor é a ferramenta mais poderosa que existe. O amor é a coisa mais preciosa que você pode oferecer, pois ajuda na autoestima, além de proporcionar a confiança para que a criança seja capaz de conquistar o que deseja.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Conheça mais processo para estimular a inteligência de seu filho em: https://glo.bo/2GCjkiV
Deixe um comentário