Crianças e adolescentes também podem ser afetadas pelo isolamento social provocado pelo COVID-19, sendo a obesidade uma das consequências negativa. Uma vez que o estresse pode se intensificar durante o recolhimento, assim como a frustração, o medo de ser infectado, as informações erradas que são compartilhadas e a ausência do contato pessoal com amigos, colegas de classe e professores.
Quando as crianças não vão para a escola realizam menos atividades físicas, consome alimentos menos saudáveis, tem a rotina de sono bagunçada e passam mais tempo na frente de telas. Tudo isso está relacionado ao ganho de peso e obesidade. Esses efeitos negativos na saúde das crianças só aumentam no período de isolamento, já que as crianças têm uma redução das atividades externas e sociais.
A ausência de atividade física pode causar obesidade
Ainda os eventos que a criança costumava participar foram cancelados por causa do coronavírus como jogos, viagens, shows, feiras entre outros. Sendo que esses eventos são grande parte de sua estrutura social.
Exercícios regulares é uma ferramenta na administração de estresse muito efetiva. Ademais estudos mostraram os benefícios da prática de atividades físicas e exercícios na redução dos sintomas de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes.
Mesmo durante o isolamento é recomendado que a criança faça 60 minutos de atividades físicas diárias. Isso é necessário para garantir o desenvolvimento adequado das habilidades motoras. Além disso, o sistema cardiovascular e muscular precisa ser ativado diariamente. Isso é muito importante para que as crianças sejam capazes de realizar atividades em grupo e praticar esportes.
Alimentação saudável não precisa ser cara e complicada!
Outro problema relacionado ao fato das crianças ficarem mais tempo em casa é a alimentação, que nesse período se torna precária com aumento significativo no consumo de alimentos ricos em açúcar e sal. Aliás, a ansiedade que acontece por não ser possível sair de casa faz as crianças comerem mais. Tudo isso provoca ganho de peso e obesidade.
Os pais precisam ficar atentos para ajudar seus filhos, pois está sendo um período desafiador para todos.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para saber mais informações sobre como evitar obesidade em crianças durante a quarentena acesse: https://bit.ly/2Ypbnrc
Deixe um comentário