Uma mulher de 37 anos morreu após perder 45 kg em apenas 6 meses, essa noticia abriu mais uma vez a discussão sobre as dietas radicais, aquelas dietas que prometem perda rápida de peso, mas são extremamente prejudiciais ao organismo, uma vez que o metabolismo fica lento quando não ingerimos calorias suficientes. Por isso é preciso ter muito cuidado quando for iniciar uma nova dieta, pois os efeitos podem não ser tão bons quanto o esperado.
Conforme o corpo passa por um período severo de déficit de calorias e queda no nível de energia, o metabolismo desacelera naturalmente para poupar energia. Isso pode paralisar a perda de peso e enfraquecer a musculatura. Na tentativa de estabilizar esses níveis o organismo começa a armazenar gordura, provando também a perda de massa muscular.
Para ter uma boa digestão é necessário ingerir uma quantidade suficiente de água e fibras, substâncias que o seu corpo obtém de diversos tipos de alimentos, como vegetais, frutas e grãos. Porém quando se restringe a quantidade de calorias e de alimentos, isso pode levar a uma digestão mais lenta, constipação e até inchaços. Além disso, a função da vesícula biliar pode ser afetada negativamente graças a baixa ingestão de calorias e a diminuição do nível de colesterol, o que pode provocar a formação de cálculos biliares.
A maior parte dos especialistas é contra as dietas radicais, encorajando as pessoas a desistirem das dietas extremas e iniciar um plano alimentar mais equilibrado e nutritivo. Os médicos explicam ainda que as dietas de baixa caloria são recomendadas apenas para indivíduos muito obesos e devem ser seguidas somente com supervisão médica. Se a pessoa deseja perder uma quantidade relativamente baixa de peso, o mais recomendado é aderir a uma dieta balanceada, consultando um médico para descobrir a real necessidade calórica, assim como qualquer preocupação relacionada a saúde que aparecer.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, encontrou mais essa notícia para alertar sobre os perigos das dietas de baixa caloria.
Noticia no link: https://goo.gl/kM7xm8
TAGS: Dieta, Dietas radicais, Emagrecimento, Perda de peso
Deixe um comentário