Os pais são figuras importantes no desenvolvimento das crianças, pois a maneira como os pais se comportam influência toda a vida dos pequenos. Podendo até interferir na vida adulta. Então: “cuidado com o que fala à seus filhos”.
Isso, pois algumas frases que os pais dizem no decorrer do desenvolvimento infantil podem reforçar estereótipos de gênero ou preconceitos. Mesmo que essa não seja a intenção frases como “menino não chora” pode inspirar atitudes que prejudicam crianças de ambos os gêneros.
Segundo a psicopedagoga Quézia Bombonatto “cada gênero tem suas particularidades e isso é normal, o que não é legal é usar essas diferenças para impor valores, dizendo o que pode e não pode ser realizado, ou dizer que um é melhor do que o outro”.
Meninos brigam mesmo
Afirmativa que dissemina a ideia de que os garotos são mais violentos, essa frase acaba autorizando o menino a ser violento com os seus iguais. Com o passar do tempo o menino acredita que pode agredir qualquer pessoa.
Esse menino vai ser um pegador
Existem muitos conceitos dentro dessa frase, um deles é considerar a mulher um objeto, uma coisa que pode ser adquirida. Também acaba por colocar muita pressão nos meninos, pois eles temem não atender as expectativas dos outros.
Você tem que se comportar como uma mocinha
As meninas são estimuladas a se comportarem desde muito cedo, também são cobradas certas atitudes consideradas comportamentos femininos, essa frase pode interferir no desenvolvimento das meninas e em como elas exploram o mundo.
Tinha que ser mulher
Errar é uma atitude humana, não tem ligação com o gênero do indivíduo, mais uma frase que desvaloriza as mulheres colocando-as numa posição inferior.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, e ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, entende que cuidar de outro ser humano não é fácil, por isso é preciso estar atento às pequenas atitudes que podem prejudicar o pleno desenvolvimento de seu filho.
Acesse o link e leia mais a respeito: https://goo.gl/HjQoUK
TAGS: Desenvolvimento, Pais, Filhos, Criança, Cuidados
Deixe um comentário